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Economia

Procon vai suspender e "promover" as empresas campeãs em queixas

Nícholas Vasconcelos e Helton Verão | 14/03/2013 18:06
Superintendente do Procon, Alexandre Rezende, disse que empresas criaram fundos para pagar multas. (Foto: Helton Verão)
Superintendente do Procon, Alexandre Rezende, disse que empresas criaram fundos para pagar multas. (Foto: Helton Verão)

O Procon de Mato Grosso do Sul vai suspender o funcionamento de empresas líderes em reclamação. A novidade foi anunciada nesta quinta-feira (14) pelo superintendente do órgão no Estado, Alexandre Rezende, durante apresentação do balanço dos atendimentos.

As empresas que aparecem no ranking de reclamações do consumidor ficarão proibidas de atender, medida considerada extrema. Além de ficarem suspensa, as companhias terão os nomes anunciados em jornais, através da chamada publicidade negativa. O objetivo é que o consumidor fique sabendo e evite futuros problemas em contratos de bens e serviços.

Segundo Rezende, a atitude precisou ser tomada depois que se descobriu que as empresas estão criando fundos financeiros para suprir as multas provocadas por reclamações e irregularidades.

“Já que eles gastam milhões com publicidade e agora criaram um fundo pro Procon, nós vamos ter a publicidade negativa contra eles”, revelou Alexandre. O superintendente disse que as duas medidas devem ser tomadas nos próximos dias, mas informou quando e quais serão as empresas.

O balanço apresentado hoje apontou que em 2012 foram 40.050 atendimentos e 34.703 reclamações, das quais 86,65% foram resolvidas. Para este ano, a previsão é de que esses atendimentos subam 23%, passando para 48.499.

Também nos próximos meses as reclamações dos órgãos de defesa do consumidor do interior serão repassada para o Procon, na Capital. Atualmente, 15 cidades integram a rede de informações e até o fim do ano serão mais 10.

De acordo com o Procon, este ano serão ampliadas as parcerias com entidades, organizações e outros órgãos públicos.
Entre as que já existem, estão as firmadas para o pagamento do seguro DPVAT, MPE (Ministério Público Estadual), Defensoria Pública, Vigilância Sanitária, e os Conselhos Regionais de Educação Física, Economia e Corretores de Imóveis.

Nos próximos dias, uma campanha com a AMAS (Associação Sul-mato-grossense de Supermercados) vai incentivar que o consumidor fiscalize o vencimento de alimentos. Segundo Rezende, quem encontrar um produto poderá levar outro igual, sem pagar nada por ele.

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