ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Programa do Senai encaminha 50 mulheres para indústrias de confecção

Edmir Conceição* | 25/08/2011 08:56

Segundo o Sindivesto, segmento de confecção é o quarto maior empregador de Mato Grosso do Sul

Mulheres são encaminhadas aos postos de trabalho nas indústrias de confecção. (Foto: Divulgação/Fiems)
Mulheres são encaminhadas aos postos de trabalho nas indústrias de confecção. (Foto: Divulgação/Fiems)

O Senai encaminhou ontem 50 moradoras do Bairro Jardim Noroeste concluintes do curso gratuito de costura industrial para preencherem a ficha de cadastro de funcionários das fábricas da Cativa Têxtil e Agosto Confecções para eventual contratação. Até o momento, o Programa Indústria Ativa da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) já chegou a 49 bairros com 1.602 pessoas matriculadas nos cursos de costura industrial, pedreiro, eletricista e informática básica disponibilizados pelo Sesi e Senai.

Segundo o presidente da Fiems, Sérgio Longen, o encaminhamento desse segundo grupo de profissionais capacitadas pelo Senai – o primeiro foi no início de junho – atesta a eficácia do programa de formação de mão de obra para a indústria. De acordo com o presidente do Sindivest/MS, José Francisco Veloso Ribeiro, o segmento de confecção é o quarto 4º maior empregador de Mato Grosso do Sul.

Das 50 profissionais encaminhadas pelo Senai à Cativa Têxtil, 15 foram aprovadas no teste feito na quarta-feira e serão contratadas pela empresa, iniciando o trabalho já na próxima segunda-feira (29). Esse é caso de Tereza Mendes, 61 anos, que trabalhava com serviços gerais em um hotel e passará a ser costureira industrial, melhorando a renda familiar. “Agora, além de mudar de ramo, terei carteira assinada e em uma idade que não imaginava mais conseguir esse benefício”, disse.

Outra profissional formada pelo Senai que também será contratada pela Cativa Têxtil é Eva Barbosa de Souza, 53 anos, que trabalhava em um restaurante e agora será costureira industrial. “Graças a Deus consegui arrumar esse emprego com carteira assinada. Foi uma bênção ter feito o curso do Senai sem ter de desembolsar nada”, pontuou. Já as outras 35 profissionais capacitadas no âmbito do Indústria Ativa preencheram a ficha da Agosto Confecções e devem ser chamadas para um teste na próxima semana, pois a empresa necessita de apenas 10 pessoas de imediato.

Um exemplo é Mariana Dias da Silva, 27 anos, que trabalhava em um escritório, mas decidiu mudar de ramo de atuação. “Sempre gostei de costurar e, quando surgiu a oportunidade de fazer um curso gratuito do Senai e ainda no meu bairro, não pensei duas vezes. Hoje, com esse encaminhamento para uma indústria, acredito que vou conseguir trabalhar com costura industrial e tudo isso graças à Fiems”, disse. A colega dela, Eloziane Pedro Vicente, é outra que preencheu a ficha na Agosto Confecções e espera conseguir trabalhar na empresa. “Não tenho nem o que dizer, é a realização de um sonho”, disse, emocionada com a oportunidade.

(*) Com informações da Fiems

Nos siga no Google Notícias