ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Economia

Programa gerador do Imposto de Renda já está disponível

Redação | 03/03/2008 15:31

Os contribuintes pessoas físicas que pretendem entregar a declaração do Imposto de Renda nestes dias e receber a restituição nos primeiros lotes já podem obter o programa de computador gerador do IRPF 2008 direto da página da Receita Federal do Brasil na internet. Todos os anos os contribuintes que entregam a declaração na frente têm a chance de receber a restituição nos primeiros lotes.

Com um número cada vez maior de brasileiros com acesso ao computador e o aumento de problemas de segurança na internet, a Receita Federal foi obrigada a adaptar o programa gerador do IR. Atualmente, é possível fazer a declaração em qualquer sistema operacional, seja ele de código proprietário, como o Windows da Microsoft, ou aberto, como o Linux ou o Solaris. Para acabar com as restrições, os técnicos da Receita criaram a declaração na plataforma Java, um tipo de programa que roda em qualquer sistema, assim como o teclado virtual de vários bancos.

As declarações devem ser entregues através de meio eletrônico (99%), internet e disquetes de computador no Banco do Brasil e na Caixa Econômica Federal, e em formulário de papel, que devem ser postados nos Correios. O prazo para o envio termina no dia 30 de abril. Há quinze anos, o prazo não é prorrogado.

Segundo o Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir, a preferência pelo programa gerador  é a facilidade que dá ao já que faz os cálculos automaticamente. De acordo com ele, o preenchimento em formulário de papel sempre traz riscos pois o pessoal da Receita terá que interpretar, inclusive, a caligrafia de quem preenche.

"Sempre se cometem muitos erros. Na caligrafia, um pode ser interpretado como sete ou sete, como quatro. Isso termina levando muitas vezes a declaração a ser retida em malha fina", disse Joaquim Adir. Outro problema é para a Receita Federal, que tem de transcrever todos os dados do formulário de papel para os sistemas informatizados, o que gera custos adicionais.

Embora ainda não seja exigido o certificado digital para a entrega, a Receita está obrigando o contribuinte a enviar o documento com o mesmo número do recibo da declaração do ano passado, um código numérico, a fim de evitar fraudes. O contribuinte que não dispuser desse dado só poderá obtê-lo em uma unidade da Receita Federal.

"A Receita está exigindo o número do recibo porque é ele que dá mais segurança, já que ninguém irá enviar a declaração no lugar do contribuinte pois só ele deve conhecer esse tipo de senha", esclarecer Adir. Na manhã de hoje (3), primeiro dia de recebimento das declarações, 75 contribuintes procuraram a unidade da Receita Federal em Brasília, e foram atendidos em menos de um minuto pelos técnicos.

Mesmo em meio eletrônico, o contribuinte deve ficar atento à inconsistência das informações na declaração, para evitar a retenção na malha fina. Se os dados informados pelo contribuinte não coincidirem com os enviados pelo empregador, será necessário justificar ao fisco o que ocorreu, pois todos os dados são cruzados pelos computadores da Receita Federal.

A Receita estabeleceu que o empregador entregue ao empregado a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), um documento com os valores recebidos e retidos ao longo do ano, em prazo que não coincida com o da entrega da declaração. Neste ano, a data-limite para a entrega da Dirf foi 29 de fevereiro e a empresa que não o fez terá que pagar R$  41,43 por documento. O mesmo valor serve também como multa se o documento estiver incorreto.

"No caso dos servidores públicos federais , esses dados estão também disponíveis na internet  no módulo dados financeiros/comprovante de rendimentos do Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos
Nos siga no Google Notícias