ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Projeto Empresa Fácil dará 1º alvará provisório que pode sair em 5 dias

Angela Kempfer | 04/04/2011 09:50

O projeto Empresa Fácil, lançado há pouco pela prefeitura de Campo Grande, acaba com a necessidade de peregrinação por órgãos públicos em busca de licenças, certidões e alvarás de funcionamento, garantem os idealizadores.

Será dado alvará provisório de funcionamento, que permite ao empresário dar início às suas atividades enquanto espera a liberação do alvará definitivo, o que reduz os custos iniciais para as empresas.

Para simplificar a abertura de empresas, foi feita parceria entre órgãos responsáveis pela documentação e vistorias para licenciamentos, como a Junta Comercial, a Receita Federal, a Secretaria Municipal de Receita, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, a Secretaria Municipal de Saúde Pública e o Corpo de Bombeiros e cartórios.

Tudo poderá ser feito via internet. O empresário pode atualizar cadastros, fazer registros, solicitar individualmente as vistorias para emissão das licenças e alvarás de funcionamento.

O sistema consegue, inclusive, fazer o cruzamento das informações do local pretendido pelo empresário para instalar determinada atividade com o Plano Diretor, informando se o endereço escolhido pelo permite a exploração pretendida.

O secretário da Receita, César Estoduto lembra que o projeto é uma forma de contribuir com a desburocratização, já que as empresas gastam no Brasil, por ano, 2,6 mil horas para cumprir toda burocracia. “Não há dúvida que o excesso de burocracia reduz a competitividade”, comenta.

Ele garante que, dependendo da atividade, “o empreendedor que levaria de 25 a 30 dias para abrir sua empresa, terá condições de realizar esse processo em menos de cinco dias, solicitando todos os documentos e registros pela web”.

O Empresa fácil será disponibilizado no site oficial da prefeitura de Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias