ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Projeto limita valor cobrado na tarifa para compensar desvios de energia

Leonardo Rocha | 24/06/2017 10:40
Deputados Renato Câmara e Paulo Siufi, autor do projeto, durante sessão na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)
Deputados Renato Câmara e Paulo Siufi, autor do projeto, durante sessão na Assembleia (Foto: Victor Chileno/ALMS)

O projeto do deputado Paulo Siufi (PMDB) limita em até 5% o valor cobrado na tarifa dos consumidores, em relação a compensação pelos desvios de energia. Ainda prevê o repasse dos recursos de multas e processos contra quem comete estes crimes, para instituições filantrópicas e não governamentais.

O autor lembra que os consumidores precisam pagar um percentual, em suas tarifas, como ressarcimento em relação a ligações clandestinas, manipulações de equipamentos e desvio de energias, conhecidos como "gatos", que se trata de um crime com pena de um a oito anos de reclusão, além de multa.

Por esta razão quer limitar esta cobrança em até 5% do valor da tarifa. "Hoje em dia, o consumo de energia elétrica mapeado e não faturado em razão de fraude é direcionado ao consumidor no ano seguinte, de maneira a onerar a coletividade como um todo", justificou o deputado.

Ainda a empresa concessionária de energia terá que repassar os recursos de multas e ressarcimento que foram feitos por quem descumpriu a lei, para entidades filantrópicas. "O repasse seria para o terceiro setor, como Pestalozzi, Apaes, Santa Casa, Ongs que tem trabalho reconhecido no Estado".

Para receber estes recursos de forma anual, as entidades precisam estar cadastradas e com documentação em dia junto a Sedhast (Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho). O projeto segue para as comissões da Assembleia, para depois ser votado pelos deputados.

Nos siga no Google Notícias