ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Projeto prevê criação de "Lojas Francas" que podem beneficiar 5 cidades do MS

Nyelder Rodrigues | 07/08/2012 22:16
Senador Delcídio do Amaral preside comissão que pode autorizar criação de "Lojas Francas" nas cidades de fronteira (Foto: Divulgação)
Senador Delcídio do Amaral preside comissão que pode autorizar criação de "Lojas Francas" nas cidades de fronteira (Foto: Divulgação)

O CAE (Comissão de Assuntos Econômicos do Senado) começou nesta terça-feira (7) a debater a instalação de Lojas Francas em municípios da fronteira do Brasil que são unidos urbanamente com cidades dos países vizinhos, como a brasileira Ponta Porã e a paraguaia Pedro Juan Caballero.

Presidido pelo senador sul-mato-grossense Delcídio do Amaral (PT), o CAE analisa em caráter terminativo a proposta que já passou pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional. Caso seja aprovada pelo CAE, o projeto segue direto para promulgação, sem precisar passar pelo plenário do Senado.

Para Delcídio, a proposta é pertinente pois traz uma política ampla para as regiões de fronteira, que não atende apenas questões de segurança, mas também áreas como economia, educação, saúde e lazer.

O objetivo de autorizar a criação de Lojas Francas nas cidades de fronteira é permitir que o comércio destas cidades brasileiras não sejam sufocadas pela carga tributária do país, tendo que competir com o comércio das cidades estrangeiras vizinhas, que praticamente não tem impostos.

No Mato Gross do Sul, os municípios que serão diretamente beneficiados se a proposta for aprovada são Ponta Porã, Paranhos, Bela Vista, Mundo, que fazem fronteira com o Paraguai, e o Corumbá, que faz fronteira com a Bolívia.

Nos siga no Google Notícias