ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Promotoria investiga empresa por monopolizar venda de gás na Capital

Zana Zaidan | 13/03/2014 16:59
Após representações das concorrentes, White Martins é investigada pelo Ministério Público (Foto: Arquivo)
Após representações das concorrentes, White Martins é investigada pelo Ministério Público (Foto: Arquivo)

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul instaurou inquérito civil contra a White Martins Gases Industriais para investigar suposta prática de cartel pela companhia no fornecimento de gás em Campo Grande. O promotor de Justiça do Consumidor, Antônio André David Medeiros, abriu o procedimento vai averiguar “eventual exercício (...) de preços predatórios, visando eliminar a concorrência".

Condenada por práticas anticompetitivas em outros Estados, a White Martins é alvo de sucessivas representações de empresas que atuam no setor local. Em entrevista ao Campo Grande News, o proprietário de uma das seis empresas que atuam no mercado aponta que a White Martins detém 70% do mercado.

“Todas estão sendo sufocadas. Há uma redução dos preços a níveis abaixo do valor de custo para quebrar a concorrência e dominar sozinha o mercado, o que provoca dificuldades financeiras e demissões”, disse Daniel Fonseca, da Gilson Rodrigues de Almeida-Oxigênio. Segundo ele, Abs, Girogás, AF e Oxisolda Oxigênio estão na mesma situação.

A Oxisolda, além do MPE, denunciou a prática ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica). O Campo Grande News entrou em contato com o órgão antitruste do governo federal para apurar se foi aberto processo administrativo sobre o suposto cartel, mas não obteve retorno até o fechamento desta reportagem.

Por meio de nota, a White Martins informou que não foi comunicada oficialmente sobre a abertura de inquérito e que "cumpre integralmente a legislação brasileira".

Maior multa da história – Em 2010, a White Martins foi apontada pelo Cade como líder do chamado “cartel do oxigênio” e foi multada em R$ 2,219 bilhões. O alto valor foi aplicado porque a companhia é reincidente na prática, e já havia sido condenada em 1997.

Nos siga no Google Notícias