ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Publicado decreto que encerra exclusividade nos consignados

Fabiano Arruda | 07/12/2012 10:27
Em vídeo divulgado ontem, governador André Puccinelli oficializou liberação dos consignados. (Foto: Luciano Muta)
Em vídeo divulgado ontem, governador André Puccinelli oficializou liberação dos consignados. (Foto: Luciano Muta)

O decreto de número 13.519, de 6 de dezembro de 2012, que dá fim à exclusividade na operação de empréstimos consignados a servidores públicos estaduais em Mato Grosso do Sul, foi publicado na edição desta sexta-feira do Diário Oficial do Estado.

O texto altera a redação do inciso VII do artigo 2 do decreto número 12.796, que vigorava desde 3 de agosto de 2009.

O artigo da legislação passa a ter a redação: “instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito, neste último caso, apenas mediante convênio destinado a autorizar o adiantamento salarial, na forma de compra”.

Neste ano, decisões do STF (Supremo Tribunal Federal), Banco Central e Cade (Conselho Administrativo de Direito Econômico) determinaram o fim da exclusividade.

Em Mato Grosso do Sul, o Banco do Brasil operava sozinho na concessão dos serviços aos servidores públicos estaduais.

Na última quarta (5), o governador André Puccinelli (PMDB) adiantou que o Estado determinará teto de 2%, de juros ao mês, para bancos que se credenciarem a atuar com empréstimos consignados. “Dois por cento e acabou”, declarou, dizendo que a medida é para proteger o servidor de ser explorado.

Ontem (6), por meio de um vídeo postado no Youtube, o chefe do Executivo Estadual oficializa a liberação e anuncia o conteúdo do decreto, publicado hoje. Além disso, felicita quem assiste, desejando "um bom Natal e um 2013 melhor para todos".

Nos siga no Google Notícias