ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Quarto vira escritório e aos 16 anos estudante se torna empresário

Caroline Maldonado | 08/12/2015 08:29
Com 16 anos, Augusto tem uma start up, uma dessas empresas que tem lucro sem muitos custos (Foto: Marcos Ermínio)
Com 16 anos, Augusto tem uma start up, uma dessas empresas que tem lucro sem muitos custos (Foto: Marcos Ermínio)

O sonho de ser empreendedor e inovar tanto quanto Steve Jobs, levou um campo-grandense de 16 anos a descobrir que tempo era tudo o que precisava para começar. O quarto pequeno na casa onde mora com a mãe, no Bairro Coophavila é o escritório de Augusto Vieira.

Estudando pela internet, ele aprendeu a formatar computador e ganhou os primeiros trocados, quando ainda estava no 8º ano do Ensino Fundamental. Com mais cursos online, o garoto descobriu a programação e hoje tem uma empresa de soluções para internet.

Ele não tem investidores e nem é pessoa jurídica, mas tem uma legítima start up, pois gasta muito pouco para alcançar lucro e segue adaptando seus produtos ao que dá mais retorno. "Para começar, eu investi apenas tempo, mais nada", revela.

O primeiro cliente da Info Design MS veio na véspera de um feriado e pagou a metade do serviço adiantado, mas não foi pura sorte. O empresário, que precisava de um site para o seu negócio, viu uma faixa com a oferta em um bairro nobre de Campo Grande.

“Eu ia na Rua Euclides da Cunha e outras ruas com clientes em potencial para oferecer o meu trabalho e nada. Como eu trabalhava em uma empresa de adestramento de cães eu perguntei para o meu patrão como ele fazia para ter clientes e ele me disse que colocava placas na cidade e então eu fiz o mesmo”, contou Augusto.

Os sites e lojas virtuais saem por preço extremamente competitivo, chegam a custar apenas 35% do praticado por outros profissionais na cidade, segundo Augusto. Apesar disso o produto não deixa a desejar. No portfólio, o rapaz tem sites feitos para empresas de consultoria, de vendas e até para um bar na Afonso Pena, o Bar da Bud. "Não foi fácil, as vezes as pessoas perguntavam minha idade e ficavam meio desconfiadas, mas depois de ver o trabalho ficavam tranquilas".

Com o negócio crescendo, Augusto deu up no computador e resolveu deixar a escola. “Eu sempre tive boas notas, gosto de estudar, mas a escola já não era exatamente um ambiente como eu gostaria e com mais trabalho e acabei parando no 1º ano do Ensino Médio, mas vou retomar os estudos no ano que vem”, garante.

Ele diz que o segredo para conseguir lucro gastando pouco é empreender. “O importante é se dedicar cada vez mais. Tudo que eu tenho, corri atrás para conseguir. Você tem que fazer com amor, que o dinheiro vai vir como consequência. Empreenda, se você não quer depender de ninguém”, aconselha Augusto.

Os próximos passos? Augusto diz que apreender mais, ver a satisfação dos clientes e encontrar pessoas que sejam seus “investidores intelectuais” é o objetivo agora. “Eu já conheci pessoas que me ajudaram, me ensinaram a fazer pesquisa de mercado para não perder tempo e dinheiro e o que preciso agora é descobrir mais sobre empreendedorismo”. Atualmente, as faixas que trouxeram os primeiros clientes ficam na estante, pois cada site finalizado traz mais um interessado no serviço. O site da agência é www.infodesignms.com.br e os telefones (67) 3056 0768 e (67) 9292 5407.

Com a placa fixada no Bairro Chácara Cachoeira, Augusto conseguiu os primeiros clientes (Foto: Marcos Ermínio)
Com a placa fixada no Bairro Chácara Cachoeira, Augusto conseguiu os primeiros clientes (Foto: Marcos Ermínio)
Nos siga no Google Notícias