ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Quase 20 milhões entregaram declaração do Imposto de Renda no País

Agência Brasil | 27/04/2016 11:05

A Receita Federal recebeu até às 11 horas de hoje (27) mais de 19,56 milhões de declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. Ainda faltam 8,94 milhões e o prazo de entrega termina na próxima sexta-feira (29).

Os contribuintes que perceberem alguma inconsistência devem enviar uma declaração retificadora, que substituirá o documento originalmente enviado à Receita Federal. Algumas pessoas já podem consultar o extrato da declaração, segundo o coordenador do Programa do Imposto de Renda, Joaquim Adir.

Ele disse também que a Receita espera liberar todos os extratos para consulta até o dia 10 de maio, caso não haja imprevistos. Joaquim Adir reafirmou que não foram detectados problemas no recebimento das declarações.

Os contribuintes que perderem o prazo estarão sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 e máxima de 20% do imposto devido.

Aplicativo

O programa gerador da declaração para ser usado no computador pode ser baixado no site da Receita Federal. O aplicativo do Imposto de Renda para dispositivos móveis (tablets e smartphones) está disponível nos sistemas Android e iOS, da Apple. Os aplicativos podem ser baixados nas lojas virtuais de cada sistema.

O órgão liberou um perguntão elaborado para esclarecer dúvidas quanto à declaração e um vídeo de animação.

Nos siga no Google Notícias