ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Reajuste cobre custos, mas luz pode ter novo aumento se estiagem continuar

Mariana Rodrigues | 08/04/2015 16:57
Diretor-presidente da Energisa, Marcelo Silveira da Rocha, acredita em um consumo consciente após o aumento. (Foto: Pedro Peralta)
Diretor-presidente da Energisa, Marcelo Silveira da Rocha, acredita em um consumo consciente após o aumento. (Foto: Pedro Peralta)

Passa a valer a partir de hoje (8), o reajuste de 3,22%, que será repassado para os consumidores de Mato Grosso do Sul. O novo aumento vai compensar os custos que a bandeira tarifária, aplicada desde o mês de março, não cobre. O reajuste foi aprovado ontem pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). No entanto, a crise hídrica pode provocar novos reajustes ainda neste ano.

Os itens que mais pesaram para o aumento da energia elétrica foi o CDE (Conta de Desenvolvimento Energético), e a RTE (Revisão Tarifária Extraordinária), aplicada em caráter de urgência por todas as empresas de distribuição de energia elétrica do País.

De acordo com diretor-presidente da Energisa Mato Grosso do Sul, Marcelo Silveira da Rocha, a solicitação inicial para aprovação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), foi de 5,71%, após negociação ficou estabelecido o valor médio de 3,02% para consumidores de baixa tensão, e 3,64% para os de alta e média tensão, dando um efeito médio total de 3,22%.

Sobre a possibilidade de um novo reajuste, o diretor-presidente da Energisa, disse que "teoricamente não existe outro reajuste em vista", mas que tudo vai depender da recomposição dos reservatórios. "Se a situação de geração térmica perdurar, esse aumento pode acontecer, tudo depende dos reservatórios", comentou.

Mesmo com o aumento, Rocha afirmou que o consumo de energia elétrica ainda não diminuiu, mas ele acredita que o consumidor vai passar a adquirir o consumo consciente. "Os consumidores devem adotar os mesmos procedimentos que foram adotados durante o período de racionamento, ou seja o do consumo consciente, desta forma vai intensificar o consumo racional".

Outro ponto comentado por Rocha, foi o alongamento dos empréstimos feitos por concessionárias para a compra de energia, devido a crise no setor, o que possibilita um índice de reajuste na tarifa 50% menor que o estimado. Em Mato Grosso do Sul, esse financiamento foi prorrogado em 54 meses.

Esse reajuste é para atualizar parte dos custos da empresa que não foram contemplados na Revisão Tarifária Extraordinária. "O aumento é para cobrir o financiamento que teve as parcelas estendidas, dessa forma ele será repassado de forma diluída para o consumidor", disse.

Sobre futuros projetos de energia renovável para Estado, o que poderia garantir uma redução nas contas de energia, Rocha adiantou que ainda não há nada em vista para a região do centro-oeste. "A energia térmica é mais barata que a hídrica, o único problema é a falta de chuva, conforme os reservatórios vão se recompondo, vamos sair da bandeira vermelha, o que deve gerar uma diminuição no valor".

O reajuste anual aprovado para MS é o mais baixo dos autorizados até o momento. Os consumidores de Minas Gerais atendidos pela Cemig Distribuição S/A, terão aumento médio de 7,07%, em São Paulo da Companhia Paulista de Força e Luz, é de 4,67% e no Rio de Janeiro passa dos 42%.

Nos siga no Google Notícias