ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Receita amplia horário noturno para declarações do IR

Redação | 28/04/2009 17:33

Os contribuintes que ainda não fizeram a declaração do Imposto de Renda da Federal ganharam algumas horas para enviar os dados à Receita Federal durante a madrugada. Amanhã (29) e quinta-feira (30), o Receitanet, sistema de entrega das declarações ficará fora do ar apenas das 4h às 5h.

Até agora, o programa ficava fora do ar por quatro horas, da 1h às 5h. Segundo a Receita, a mudança de horário tem como objetivo evitar congestionamentos e facilitar a entrega para os contribuintes com pouco tempo para preencher as declarações durante o dia.

A Receita destacou ainda que o programa de preenchimento das declarações pode ser baixado a qualquer hora do dia. Mesmo com o sistema de transmissão fora do ar, o contribuinte pode gravar os dados no computador e transmiti-los posteriormente.

De acordo com o balanço mais recente, a Receita recebeu, até as 17h, 19.805.364 declarações. Isso representa 76% dos 25 milhões de contribuintes que deverão fazer a declaração neste ano.

Precisa preencher a declaração quem recebeu mais de R$ 16.473,72 em 2008. Apesar de ampliar o horário para a transmissão dos dados, a Receita esclareceu que o prazo de entrega não mudou. As declarações só podem ser enviadas até a meia-noite de quinta-feira. Quem perder o prazo pagará multa, que varia de R$ 165,74 a 20% do imposto devido.

Nos siga no Google Notícias