ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Receita diz que prazo para declaração de IR não muda para quem está no Japão

Daniel Lima, da Agência Brasil | 18/03/2011 10:23

A Receita Federal não pretende alterar o prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda dos brasileiros que estão no Japão e avalia que ainda é cedo para tomar qualquer tipo de decisão em relação ao assunto. O prazo, que começou no dia 1º de março, vai até 29 de abril. Para a Receita, é provável que não haja a necessidade de mudanças para os brasileiros que estão no Japão porque ainda faltam 42 dias para o prazo final.

Há uma semana, um terremoto que atingiu 9 graus na escala Richter e provocou um tsunami causou danos à infraestrutura do Japão, com racionamento de energia e riscos de uma crise nuclear.

Segundo a Receita, os brasileiros que estão no Japão e precisam declarar terminarão encontrando uma forma de enviar os dados ao Fisco pela internet, único meio disponível a partir deste ano, já que os formulários de papel deixaram de ser aceitos.

O órgão não sabe o número de contribuintes que estão no Japão e são obrigados a declarar este ano, mas estima que a maioria exerce atividades mais voltadas àquele país, portanto, não têm obrigações com a Receita Federal do Brasil.

O Banco do Brasil, por exemplo, tem 164 funcionários no Japão de várias nacionalidades e pouco mais de dez têm obrigações com o Fisco brasileiro, segundo a assessoria do banco. Já a companhia Vale tem 21 empregados no escritório de Tóquio, dos quais apenas um é brasileiro.

Nos siga no Google Notícias