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Economia

Reclamações ao Procon disparam e atingem recorde

Redação | 08/01/2010 10:18

O número de pessoas atendidas no Procon em 2009 atingiu recorde, passando de 24 mil, segundo o superintendente do órgão em Mato Grosso do Sul, Lamartine Ribeiro.

As reclamações, que são casos que precisaram ser resolvidos com processos administrativos, totalizaram 11.809, o que significa aumento de 63% em relação a 2008.

Segundo Lamartine, o numero de pessoas atendidas aumentou em 75% na atual gestão, que coincidiu com a implementação Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor. Para ele, o aumento da procura reflete a confiança do consumidor no Procon.

Ele destaca o avanço na conciliação. "A Aguas Guariroba foi interpelada 1.910 vezes e destes casos, 546 viraram reclamações, o restante ou foi resolvido imediatamente ou não justificaram a abertura do processo administrativo. Com isso, apresentou o maior índice de resolutividade de 2009, com 71,41% dos casos resolvidos imediatamente", exemplifica.

A média geral de solução imediata ultrapassa os 60%. Dentre as mais reclamadas várias empresas tiveram queda considerável no número de reclamações como é o caso da NOKIA com redução de 52,66%; Enersul, redução de 14,12% e Vivo Celulares, com queda de 9,57%

Se destacaram pelo grande aumento no número de reclamações a empresa Procell Serviços Telefônicos Ltda, que aumentou seu índice de Reclamações em nada menos que 423,08%; a Uniderp/Anhanguera com aumento de 225,42% e a Americel/Claro com 103,66%.

No ranking de empresas com maior número de reclamações no Procon em 2009 aparece no topo a Brasil Telecom (1.480), seguida da Enersul (794).

Confira aqui quais empresas que receberam mais reclamações em 2009.

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