ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Redução de impostos vai beneficar fábrica que abate 2 mil animais

Marta Ferreira | 26/11/2014 15:55
Fábrica da Aurora em São Gabriel será beneficiada por medida fiscal. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS)
Fábrica da Aurora em São Gabriel será beneficiada por medida fiscal. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS)

A Camex (Câmara de Comércio Exterior) do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior decidiu conceder ou renovar redução do imposto de importação sobre 430 produtos sem fabricação no Brasil. Ao justificar a medida, a Câmara informou que ela vai beneficar empreendimentos em cinco estados, incluindo Mato Grosso do Sul.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior entre os projetos que serão beneficiados pela redução do imposto estão a execução de obras de infraestrutura na serra dos Araras, em Belo Horizonte e Araras (RJ); a implantação de uma nova fábrica de motores em Porto Feliz (SP); a implantação de uma unidade de fabricação de gesso no Rio de Janeiro e o aumento da capacidade de produção de alimentos embutidos em São Gabriel do Oeste (MS).

No município, localizado a 140 quilômetros de Campo Grande, fica a fábrica da Aurora que, em 2012, já havia feito uma ampliação da planta, aumento a quantidade de abates de 1,2 mil para 2 mil animais por dia.

A decisão – Os produtos envolvidos são equipamentos industriais ou bens de informática e telecomunicações.

Produtos dessas duas categorias, utilizados pelo setor produtivo, são abrangidos por regime especial do governo, que permite baixa temporária da alíquota. A inclusão de novos itens como beneficiários pela Camex é constante. É feita análise dos pedidos para redução da alíquota, só concedida após ser comprovado que não há fabricação nacional dos produtos.

No caso de máquinas e equipamentos industriais, 412 produtos foram contemplados pela redução do imposto: 59 receberam renovação do benefício. Para esses itens, o imposto de importação terá redução da alíquota 14% para 2% até 30 de junho de 2016.

Em se tratando dos bens de informática e telecomunicações, 18 produtos estão abrangidos: para um o benefício foi renovado. A redução da alíquota será de 16%. Cairá para 2%, válida até 31 de dezembro de 2015.

Nos siga no Google Notícias