ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Reinaldo diz que queda do ICMS se deve a crise local dos municípios

Leonardo Rocha | 08/01/2015 13:01
Reinaldo diz que pode construir parcerias para ajudar os municípios (Foto: Marcos Ermínio)
Reinaldo diz que pode construir parcerias para ajudar os municípios (Foto: Marcos Ermínio)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) afirmou que a queda do repasse de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) aos municípios do Estado, se deve a crise econômica local, que acaba incidindo no valor a ser repassado, pela falta de crescimento das prefeituras. Ele ponderou que vai estabelecer parcerias com as cidades, para contribuir em áreas de prioridade.

“Temos vários municípios que tiveram diminuição (ICMS), existe uma conta fechada pela Sefaz (Secretaria de Fazenda) que é feita anualmente, que define estes repasses, sendo 75% do valor adicionado e 25% correspondente a critérios como população, extensão e outros”.

O tucano explicou que houve um baixo crescimento de alguns municípios, devido a retração econômica local, mas que é legítimo que os municípios procurem a justiça, caso acreditem que devam receber mais recursos. “Aqueles que queiram reparar o cálculo do ICMS, feito pelo governo passado, pode pleitear na justiça”.

Parcerias – Reinaldo ressaltou que o governo estadual pode contribuir com os municípios com parcerias e convênios na área da saúde e infraestrutura. “Iremos recuperar estradas vicinais, ajudar nas pontes de concreto, que muitas vezes são responsabilidade dos municípios, mas podemos contribuir, para diminuir a desigualdade das regiões”.

Nos siga no Google Notícias