ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Reinaldo mostra na ANTT que ferrovia precisa de R$ 1,9 bilhão em investimento

Flávio Paes | 06/10/2015 23:30

A malha ferroviária oeste, trecho que liga Corumbá a Bauru (em São Paulo), precisa receber investimento no valor de R$ 1,9 bilhão para voltar a se tornar uma alternativa viável para o escoamento anual de 6 milhões de toneladas da produção de Mato Grosso do Sul, principalmente minério de ferro, complexo soja e celulose, além de etanol e diesel.

O estudo foi apresentado nesta terça-feira pelo governador Reinaldo Azambuja e o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico,Jaime Verruck, em reunião com diretores da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) . Eles foram  discutir a manutenção da viabilidade da malha ferroviária em Mato Grosso do Sul.

A malha ferroviária precisa de obras de infraestrutura e superestrutura, adequação de pontes e passagens em nível, extensão e construção de pátios, e aumento de carga por eixo, além da compra de mais de 70 novas locomotivas e mais de 2 mil vagões.
“O Estado fez o dever de casa: elaborou um estudo e um plano de ação. Agora queremos saber qual o papel da ANTT no estabelecimento de um cronograma para retomada dos investimentos na ferrovia”, explicou Verruck.

Tanto o governador quanto o secretário classificaram como positivo o resultado do encontro em Brasília. A direção da Agência se encarregou de convocar a Rumo – empresa concessionária da ferrovia no Estado – e o próprio governo estadual para execução de um plano de ação em benefício de Mato Grosso do Sul e do país.

De acordo com a Rumo ALL para garantir a viabilidade do projeto ainda é necessária a concretização de algumas premissas como a realização de 100% do volume potencial em contratos de longo prazo (o transporte anual de 14,5 milhões de toneladas), para isto além de recuperar a ferrovia , é necessáro  reduçzir o custo fixo, isenção de impostos, a definição de uma linha de financiamento adequada e a extensão do prazo de concessão para amortização dos investimentos. A concessão vence em 31 de dezembro.

Nos siga no Google Notícias