ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Reinaldo pede ao STF agilidade em recursos do Banco Rural bloqueados

Priscilla Peres | 07/07/2016 10:47
Unidade do banco em Campo Grande fechou as portas em 2013. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)
Unidade do banco em Campo Grande fechou as portas em 2013. (Foto: Marcos Ermínio/Arquivo)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) pediu pessoalmente ao presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, que agilize a liberação de R$ 78,8 milhões bloqueados desde a falência do Banco Rural, em 2013.

O montante pertence ao governo estadual, mas também é reivindicado pela União. Por isso, os 78,8 milhões estão bloqueados e em processo judicial desde agosto de 2013, quando houve a liquidação do Banco Rural.

No início de junho, Reinaldo pediu ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a liberação do recurso. Ontem, em Brasília, o governador voltou a tocar no assunto solicitando ao presidente do Supremo, agilidade no julgamento do processo de desbloqueio.

O governo estima que o montante deve passar dos R$ 100 milhões, com correções de três anos. Apesar da União também reivindicar o valor, o TRF (Tribunal Regional Federal) da 1ª Região, já deu parecer favorável a MS, assim como a PGE (Procuradoria Geral da República).

Em sua argumentação para reaver os recursos, o Estado alega que se trata da proteção de patrimônio público que não pode ser penhorado ou adquirido por prescrição ou por órgão e agentes públicos. “São valores que pertencem à sociedade sul-mato-grossense e é de direito que se reverta em seu benefício”, alegou Azambuja.

O governo pretende investir os recursos em áreas prioritárias, como segurança, saúde e educação, segundo o governador.

Nos siga no Google Notícias