A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 27 de Setembro de 2016

28/07/2016 12:20

Reinaldo recebe prefeito chileno e adianta proposta de cooperação entre países

Renata Volpe Haddad
Encontro entre o governador Reinaldo Azambuja e prefeito de Antofagasta no Chile, Valentin Volta reuniu secretários de MS e do Chile. (Foto: Divulgação)Encontro entre o governador Reinaldo Azambuja e prefeito de Antofagasta no Chile, Valentin Volta reuniu secretários de MS e do Chile. (Foto: Divulgação)

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) se reuniu na manhã desta quinta-feira (28) com o presidente da Zicosur (Zona de Integração do Centro Oeste Sul-Americano) e prefeito de Antofagasta no Chile, Valentin Volta. A partir de hoje, questões sobre a Rota Bioceânica começam a ser debatidas entre quatro países, para tirar do papel o corredor bioceânico que ligará os portos de Mato Grosso do Sul aos do Chile.

Veja Mais
Rota Bioceânica para unir 4 países em três dias será debatida a partir de hoje
Rota Bioceânica custará R$ 60 milhões ao Brasil e deve ser aberta até 2021

O Zicosur reúne seis países da América Latina, sendo Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru e traça estratégias de fortalecimento econômico e ambiental dos estados e províncias que integram o grupo.

Valentin Volta chegou acompanhado do Secretário de Assuntos Internacionais de Antofagasta e Secretário Executivo da Zicosur, Herman Cortés que se reuniram com Azambuja e os secretários estaduais Jaime Verruck e Eduardo Riedel.

Durante a reunião, foram apresentadas propostas de cooperação entre a Zicosur e o Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul).

Rota Bioceânica - O Governo Federal investirá R$ 60 milhões na construção de uma ponte que ligará Porto Murtinho, a 431 quilômetros de Campo Grande, ao Paraguai. As obras devem ser concluídas em 2021.

A estrutura será o ponto de partida da Rota Bioceânica, que implantará uma via de acesso terrestre aos portos chilenos, passando também pela Argentina, e que deve ser aberta em até cinco anos.

O encontro acontece a partir das 14h desta quinta-feira no Hotel Deville em Campo Grande e segue até 19h30. Amanhã (29) a partir das 9h, o governador e os ministros do Chile, Argentina e Paraguai, abrem o evento. Os resultados das reuniões serão divulgados às 19h50 com a presença de Reinaldo Azambuja.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions