ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Relator avalia MP que prevê bloqueio de bens de distribuidoras de energia

Pedro Peduzzi, da Agência Brasil | 06/11/2012 15:47

A possibilidade de executivos das concessionárias de energia elétrica terem seus bens indisponibilizados nos casos previstos pela Medida Provisória (MP) 577 está entre as principais questões ainda a serem resolvidas pelo relator da matéria, senador Romero Jucá (PMDB-RR). A previsão é de que o relatório seja finalizado na próxima terça-feira (13).
A MP 577 impede que as concessionárias de energia recorram à recuperação judicial, e permite intervenção direta do governo em companhias com dificuldades financeiras e inadimplentes com o Estado. “Estamos discutindo sobre como vai se dar a ação do governo e que tipo de investimentos poderão ser feitos. Na próxima semana, provavelmente na terça-feira (13), entregarei o relatório, analisando as 88 emendas que foram apresentadas à MP”, informou Jucá, após participar de audiência pública para discutir o assunto.

Segundo ele, alguns pontos ainda precisam ser equacionados. O primeiro deles é o prazo para a intervenção, que ainda está indefinido. “Temos também uma dúvida quanto à questão da indisponibilidade dos bens ser feita por meio de MP. Essa é uma questão jurídica na qual ainda estamos debruçados”, disse o senador.

Este foi o principal ponto da MP, questionado pelo advogado do Grupo Rede Energia, Hermes Marcelo Huck. “Essa MP é inaceitável; é uma verdadeira assombração. Minha grande preocupação é a segurança jurídica, que em vários momentos é afetada pela medida. Sequestro de bens não pode ser objeto de MP. E isso acaba transmitindo insegurança jurídica. Atinge também o direito de propriedade, ao permitir que a Aneel [Agência Nacional de Energia Elétrica] ou o interventor venda, transfira, alugue ou faça cisões nas empresas sob intervenção”, argumentou o advogado.

Oito empresas atingidas pela decisão de intervenção, pela Aneel, são controladas pelo Grupo Rede Energia: Centrais Elétricas Matogrossenses (Cemat); Companhia Elétrica do Estado do Tocantins (Celtins); Empresa Energética do Mato Grosso do Sul (Enersul); Força e Luz do Oeste, no Paraná; Companhia Nacional de Energia Elétrica (CNEE), Empresa Elétrica Bragantina (EEB), Caiuá e Vale Paranapanema, todas no estado de São Paulo.

“A MP diz que funcionários são solidariamente responsáveis com as obrigações da empresa, ainda que não tenham culpa. E isso não muda nada no salário dele. Quem é o empresário que vai querer entrar em um negócio que pode, ao fim, tirar dele todas as conquistas obtidas ao longo da vida?”, questionou o advogado do grupo.

Para o representante da Advocacia-Geral da União (AGU) Antônio Roberto Bastos, a indisponibilidade de bens não é medida nova. “Há uma lei de 1974, na qual há entendimento jurisprudencial consolidado em responsabilizar, em eventuais casos, o gestor que agiu mal na condução da empresa, além de estatutos, da lei e da Constituição”, disse Bastos.

“Ao final do período de apuração de responsabilidade, não sendo caracterizada ação fraudulenta e má fé, a indisponibilidade será suspensa”, completou o procurador-geral da Aneel, Ricardo Brandão Silva. Segundo ele, o problema é que em consequência da má gestão, há empresas que fornecem energia a algumas das concessionárias com problemas financeiros que não estão recebendo pelos serviços prestados. “E isso gera efeito em cadeia”, enfatizou.

Nos siga no Google Notícias