ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Remuneração do setor de serviços de MS fica 14% abaixo da média nacional

Mariana Rodrigues | 22/03/2015 09:58

Segundo a Pesquisa Conjuntural do Serviço de MS, a remuneração do setor de serviços no Estado se encontra 14,6% abaixo da média brasileira. Serviços prestados à família, como hotelaria e alimentação, foram os que apresentaram menor crescimento na receita nominal no primeiro mês deste ano se comparado à média nacional. 

Conforme a superintendente do IPF/MS (Instituto de Pesquisa da Fecomércio), Regiane Dedé Oliveira, queda no crescimento está ligada a grande quantidade de impostos e gastos que o consumidor enfrenta no início do ano. "De um modo geral, a receita dos serviços, englobando todos os segmentos, teve variação superior à média nacional, mas percebemos que a categoria de serviços prestados à família ficou quase a metade da média do País", disse.

Em janeiro, o setor de serviços registrou uma variação na receita nominal de 2,3% no Estado quando comparado ao mesmo mês do ano anterior, e metade da taxa registrada em dezembro, que foi de 4,6%.

O menor desempenho, no mesmo período, no entanto, pode ser observado no segmento de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correios, que registrou queda de -1,1%. Já o maior desempenho ficou com as atividades imobiliárias, serviços de manutenção e reparação, auxiliares financeiros, auxiliares da agricultura, de esgoto e serviço de coleta, tratamento e disposição de resíduos e recuperação de materiais, representando 7,8%.

A variação do estoque de emprego de serviço do Centro - Oeste, no mês de janeiro continuou negativa apresentando mais demissões do que contratações, Mato Grosso do Sul foi o estado que registou maior queda com 62,2%. Em relação a receita nominal, o Estado registrou a maior queda de desempenho no ano passado, sendo o único a ficar abaixo dos indicadores de inflação.

O movimento fraco no setor como um todo, refletiu ainda na remuneração média paga no mês de janeiro, que teve redução de 1%. O salário médio registrado em MS é de R$ 1.162,65 frente a uma média nacional de 1.332,73.

A pesquisa também aponta a evolução de receita do setor nos últimos 12 meses em relação à média nacional e mais uma vez em serviços prestados à família, o Estado fica aquém da média nacional, com 3,3% de incremento frente a 8,8% na média nacional.

Nos siga no Google Notícias