ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Renda do setor de serviços, que vinha em alta, tem queda brusca em MS

Caroline Maldonado | 19/08/2014 13:39

Em junho, Mato Grosso do Sul registrou aumento de 2,6% na receita do setor de serviços, em comparação com o mesmo mês do ano passado. O crescimento é fraco se comparado ao do mês de maio, em relação ao mesmo período de 2013, que foi de 9,5%.

Este é o único dos últimos três meses que aprensenta baixo desempenho, já que em abril os lucros foram 9,7% além do registrado no mesmo mês do ano passado. Com isso, Mato Grosso do Sul é o 15º da lista das receitas com melhor desempenho em junho.

Os três Estados com maior crescimento na receita de serviços em junho são Distrito Federal, com alta de 18,7%; Rio de Janeiro, com 12,4% e Goiás, cuja receita subiu 10,2% em relação ao mesmo período de 2013. Dentre os seis Estados que apresentaram queda da receita, Roraima teve o pior saldo negativo, de 7,7% a menos. Os dados são da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada hoje (19) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Em todo o país, o setor de serviços apresentou crescimento de 5,7% em junho, na comparação com o mesmo mês do ano passado. É a menor variação da série histórica iniciada em janeiro de 2012, inferior às taxas registradas em maio (6,6%) e abril (6,2%). A segunda menor taxa foi em março de 2013 (6,1%). De acordo com o IBGE, contribuíram para a desaceleração do setor o resultado de 4,6% dos Transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio, inferior aos meses de maio (7,5%) e abril (8,0%) e o crescimento de 1,2% em Outros serviços, contra 5,6% em maio e 9,7% em abril.

As atividades levantadas pela pesquisa são serviços prestados às famílias (alojamento e alimentação; outros serviços prestados às famílias); serviços de informação e comunicação (serviços TIC; serviços audiovisuais, de edição e agências de notícias); serviços profissionais, administrativos e complementares (serviços técnico-profissionais; serviços administrativos e complementares); transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio (transporte terrestre; transporte aquaviário, transporte aéreo; armazenagem, serviços auxiliares dos transportes e correio) e outros serviços.

Nos siga no Google Notícias