ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Representantes dos transportes se reúnem com senadores amanhã

Priscilla Peres | 11/03/2015 15:52
Representantes de sindicatos se reuniram hoje com o senador Moka. (Foto: Divulgação/Assessoria)
Representantes de sindicatos se reuniram hoje com o senador Moka. (Foto: Divulgação/Assessoria)

O Setlog/MS (Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de Mato Grosso do Sul) participa às 8h de amanhã (12), de Audiência Pública no Senado Federal. O objetivo é falar das dificuldades enfrentadas pelo setor e ajudar a traças estratégias para melhorar as condições de trabalho dos caminhoneiros.

A diretoria do sindicato será recebida pelos senadores Waldemir Moka (PMDB-MS), Blairo Maggi (PR-MT) e Ronaldo Caiado (DEM-GO), membros da Comissão de Agricultura do Senado. Eles pretendem pretendem conhecer a realidade dos transportadores e ouvir quais as sugestões para acabar com a crise no setor.

O presidente do Setlog/MS, Claudio Cavol, explica que foi convidado pelos senadores e que será uma oportunidade de explicar a situação. "Vamos explicar a crise sob o ponto de vista sindical. Falar do que está acontecendo com o setor, que é muito grave", disse.

Ontem, cerca de 300 caminhoneiros estiveram reunidos com representantes do governo Federal. Foram formadas três comissões que irão debater assuntos de interesse deles, como a tabela nacional de frete e a lei dos caminhoneiros, que dispõe sobre as condições de trabalho.

Transportes - Hoje o senador Waldemir Moka já se reuniu com representantes das cooperativas de transporte de Mato Grosso do Sul e disse que os caminhoneiros já apresentaram suas reivindicações e cabe agora ao governo decidir sobre elas. “As propostas estão sobre a mesa. Espero que as partes cheguem a um acordo para o bem de todos”.

Entre os pedidos está a criação de tabela de preços mínimos de fretes, a redução do pedágio, da carga tributária sobre a folha de pagamento e do diesel, a prorrogação do vencimento de prestações de financiamento para a compra de caminhões, entre outros.

Empresário da área de transporte, Lúcio Logemann adverte que a situação do setor é crítica e não descarta a falência da classe caso parte das reivindicações não sejam atendidas. “Estamos à beira de um colapso. E isso afetará quem tem um caminhão até grandes grupos com 200, 300 e até 800 veículos na frota”, afirma.

O senador Moka disse que o encontro serviu para acertar alguns detalhes para audiência pública, a ser realizada nesta quinta-feira (12), na Comissão de Agricultura do Senado, para tratar da paralisação dos caminhoneiros.

Nos siga no Google Notícias