ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Resultados do Congresso da Cana fortalecem economia de Dourados

Da Redação* | 10/11/2011 17:51
Canasul realçou potencial econômico de Dourados. (Foto: A. Frota)
Canasul realçou potencial econômico de Dourados. (Foto: A. Frota)

A participação das empresas com estandes no Canasul (Congresso da Cana de Mato Grosso do Sul), realizado em Dourados de segunda a quarta-feira, demonstrou o interesse dos empresários ligados ao setor sucroenergético, principalmente na área de metal mecânico, no crescimento desse segmento.

A expectativa é grande e a maioria das empresas de fora que expuseram seus produtos na feira, além do interesse de fazer negócios, aproveitou para medir o potencial regional, para avaliar possíveis investimentos.

Empresas da cidade que participaram da feira mostraram que também estão apostando nesse novo momento econômico de Dourados, fazendo parcerias e disponibilizando serviços e produtos direcionados ao processo de produção da cana e ainda para as próprias usinas.

Essa primeira edição realizada em Dourados por iniciativa do prefeito Murilo – as quatro primeiras foram na capital – serviu como termômetro para as próximas, buscando melhor estrutura, ampliação da feira com abertura para novos participantes e, principalmente, com mais debates sobre temas que envolvem o setor.

Conheça as empresas que estiveram no Canasul:

DMB - Fundada em 1964, a DMB Máquinas e Implementos Agrícolas Ltda. está instalada na cidade de Sertãozinho (SP). A empresa produz implementos que são utilizados em todas as fases de desenvolvimento da cultura da cana-de-açúcar e participou com um estande no Canasul.

Zanardo – A Zanardo Válvulas Industriais, com sede em Araçatuba (SP), é outra indústria brasileira que esteve no Canasul apresentando seus produtos. Há mais de 25 anos no mercado, a Zanardo produz e presta assistência em válvulas e equipamentos para o setor bionergético.

Engclarian – Outra empresa de Sertãozinho, com unidade também em Recife (PE) e que participou da Canasul foi a Engclarian. A indústria possui parcerias com multinacionais, atuando na fabricação de produtos diversos para usinas, como para a fabricação do açúcar, fermentação e caldeira.

Caldesul – A Caldesul Metalúrgica, instalada em Dourados, é especializada na fabricação de dornas de fermentação, tanques, reservatórios e outras peças industriais para o setor sucroalcooleiro, cervejaria, celulose e outros. O grupo atua também na área de montagens industriais, através da JCSilva, situada em Macatuba (SP).

Metal Forte – Outra empresa de Dourados, a Metal Forte, participou do Canasul com seu estande. A empresa é uma indústria mecânica de equipamentos para máquinas automotivas e com a marca Maxy Air, um aspirador de impurezas para motor de máquinas.

Apremoc – A Apremoc Engenharia e Assistência Técnica, é mais uma empresa de Sertãozinho que esteve presente no Canasaul. A empresa oferece assistência, consultoria e montagem, bem como o fornecimento e reforma de equipamentos e componentes de usinagem e calderaria em geral, com especialização no sucroalcooleiro.

John Deere – Representando a John Deere, a empresa Douradense Comid Máquinas foi mais uma participante do Canasul, apresentando diversas máquinas, incluindo colhedora e tratores voltados para o setor sucroalcooleiro.

Metalúrgica Dourados – Empresa também douradense, a Metalúrgica Dourados Ltda. atua na construção, transporte e implantação de estruturas de diversos, bem como locação de caminhões muck e empilhadeiras, para todo o Mato Grosso do Sul.

Força Nova – Também de Dourados, a Força Nova Distribuidora de Peças Agrícolas, apresentou no Cansasul seus produtos, destacando a parceria com a DMB, desde 2009, sendo hoje considerada a maior distribuidora de peças originais da DMB do Brasil.

Comagran – Mais uma empresa de Dourados, a Comagran, que atua na área de peças e representa a Antares Acoplamentos, Goodyear e outras marcas, participou também da feira, apresentando sua linha de representação.

Carmelo – Ainda de Dourados esteve presente no Canasul o Grupo Carmelo, que atua nos segmentos agrícolas e sucroenergético, com serviços especializados de corte e dobra, fabricação, manutenção, montagem e adequação de equipamentos.

Conapi – Com sede em Cianorte e unidades em Rondonópolis, Paraguai e Dourados, a Conapi Automação e Eletrificação Industrial foi mais uma empresa no Canasul. Existe desde 1986 e atua com montagem e integração de sistemas, montagem elétrica, serviços de engenharia e arquitetura de controle e outros.

Alusolda – Empresa com matriz em Aparecida de Goiânia e filial em Três Lagoas, há 25 anos a Alusolda desenvolve atividades na área de manutenção e comercialização de acessórios para máquinas de soldas.

Heringer – Através de seus representantes em Dourados, a Fertilizantes Heringer apresentou em Dourados as novidades em sua especialidade, como a adubação nitrogenada. A empresa, que fornece fertilizantes em todo o território nacional é uma das maiores em seu ramo de atividade.

Bio Ti – Outra empresa presente no Canasul foi a Bio Ti Sistemas e Automações, com sede em Araçatuba (SP). É uma empresa de tecnologia que atua no segmento sucroalcooleiro, desenvolvendo e integrando soluções de alta qualidade, compostas por hardware e software, buscando melhorar a produtividade das empresas.

ST – Empresa também instalada em Dourados, a ST Equipamentos e Máquinas é outra que participou da feira. Com unidades ainda em Campo Grande a empresa atua na área de hidráulicos de quebra de torque.

Coplacana – Hoje com filiais em várias localidades brasileiras, a Coplacana, também presente na feira, é uma cooperativa de plantadores de cana de São Paulo, que por conta da expansão da atividade sucroenergética na região, já está com uma filial em Dourados.

Bray – Com unidade em Dourados, esteve no Canasul a Bray Total Service, que atua na área de bombeamento, oferecendo diversos produtos, como para irrigação, ar condicionado, combate a incêndio e geração de vapor.

Sistema S – A Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e os segmentos que integram o sistema S, apresentaram uma microdestilaria didática de etanol, que chamou a atenção dos participantes da feira.

Ca Ed – Com sede em Campo Grande, se fez presente no Canasul a Ca Ed Soluções Inteligentes, uma empresa voltada para o gerenciamento de tarefas, que apresentou o Controle Eletrônico de Gabinete, programa que permite agilidade e otimização de serviços em uma empresa.

Raizen – Uma empresa que atende os mercados interno e externo com produção de etanol, e que atua ainda em todas as etapas do processo, desde o cultivo da cana, produção, comercialização, logística interna e exportação.

(*) Com informações da Assecom

Nos siga no Google Notícias