A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016

11/07/2014 15:49

Retomada de obra de contorno ferroviário vai criar 100 empregos

Marta Ferreira
Um dos viadutos já prontos para o contorno ferrovário em Três Lagoas. (Foto: Rachid Waqued)Um dos viadutos já prontos para o contorno ferrovário em Três Lagoas. (Foto: Rachid Waqued)

A obra do contorno ferroviário em Três Lagoas, cuja retomada foi lançada hoje pelo governador André Puccinelli (PMDB), vai empregar cerca de cem pessoas, segundo a empresa responsável. O contorno tem extensão de 12,4 quilômetros.

O engenheiro responsável pelos serviços, Marcos da Silva Ramos, informou que 90% da terraplanagem estão prontos. “Falta fazer o desvio ferroviário para os trens da ALL [América Latina Logística) transitarem normalmente nesse período, e ainda o trabalho que envolve a superestrutura, como o lançamento de lastros, colocação de grades, nivelamento, solda e colocação dos dormentes e trilhos”, explicou.

Veja Mais
Governo retoma contorno ferroviário e quer obra concluída até o fim do ano
Puccinelli assina retorno da obra do contorno ferroviário de Três Lagoas

O Estado assumiu as obras que antes estavam a cargo do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes), mas que não foram executadas e estavam paradas desde 2012, após denúncias de irregularidades. De acordo com o diretor da empresa responsável pela execução das obras, Marcos da Silva Ramos, os trabalhos foram retomados ontem (10), incluindo a visita de engenheiros nos canteiros de obras. Ele também falou da previsão de contratação de cem pessoas, a partir da semana que vem.

Segundo foi informado, a estrutura viária inclui dois viadutos ferroviários com 20 e 60 metros cada um, além de um rodoviário, que já estão prontos.

Bem vinda – Obra considerada emblemática pelo Governo do Estado, o contorno ferroviário de Três Lagoas vai garantir mais segurança para motoristas e pedestres na cidade, com a retirada do tráfego de trens do perímetro urbano. A previsão é, também, de um trânsito com mais fluidez, além de mais agilidade no escoamento da produção do Estado rumo ao porto de Santos.

A prefeita de Três Lagoas, Márcia Moura (PMDB), disse que a obra vai transformar a vida dos moradores do município garantindo o desenvolvimento urbano e da economia com muito mais segurança. O contorno vai acabar com 40 trechos de travessias urbanas do traçado atual da ferrovia.

“O trem passa no Centro da cidade e é uma realidade difícil. A empresa ALL faz todas as manobras na hora do rushquando as pessoas estão voltando para a casa ou pegando as crianças na escola. Muitas vidas foram ceifadas. É uma nova realidade que nasce”, afirmou.

O governador André Puccinelli informou que deixará um projeto executivo pronto para a área de servidão da antiga linha férrea seja urbanizada, assim como foi feito em Campo Grande, com a retirada dos trilhos que resultou na implantação da Orla Morena.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions