ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Reunião no TRT discute redução de jornada em indústrias

Redação | 30/01/2009 06:16

Na próxima segunda-feira (em horário a ser informado) representantes da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul) e do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Alimentação se reúnem no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) para discutir a proposta de redução de jornada, apresentada pelos empresários.

O setor industrial alega que a crise impôs necessidade de enxugar os custos e por isso apresentou uma proposta de redução da jornada de trabalho e dos salários em 25%, além de período de 12 meses para utilização do banco de horas e prorrogação da convenção por seis meses, sem novos reajustes salariais. Segundo informações da Fiems, para os setores que optarem pela redução parcial da jornada de trabalho, o Senai vai desenvolver um programa de requalificação específica "para aproveitar esse período ocioso dos funcionários".

Ontem o presidente do TRT, Ricardo Zandona, esteve reunido com o presidente da Fiems, Sérgio Longen, apesar da própria Fiems ter informado no início da noite o cancelamento do encontro. A conversa ocorreu por volta das 22 horas.

O presidente da Fiems explicou que a intenção é chegar a um modelo de proposta que será apresentada também aos sindicatos que representam os outros segmentos da indústria.

Durante a reunião na Casa da Indústria, Sérgio Longen apresentou ao desembargador o terceiro relatório do CMC (Comitê de Monitoramento da Crise), além da sondagem da CNI sobre o desempenho da produção brasileira no quarto trimestre de 2008, evidenciando a retração da economia em todos os setores da indústria.

O presidente do Sindicato da Indústria da Alimentação, Rinaldo Salomão, disse que pedirá mais informações sobre a crise. A intenção é saber se a redução de jornada é realmente necessária ou se há oportunismo de alguns empresários.

Nos siga no Google Notícias