ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Revisão de impostos torna produto de MS mais competitivo

Redação | 07/11/2008 08:34

Nos últimos dias o governo estadual promoveu uma série de mudanças nos impostos, revisando a pauta fiscal de produtos e reduzindo alíquotas, tornando a produção de Mato Grosso do Sul mais competitiva. A intenção é estimular a economia do Estado, viabilizar as atividades e garantir empregos.

A manutenção dos empregos é uma das condições impostas pelo governador André Puccinelli (PMDB), por exemplo, para redução de 50% na alíquota do ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) da carne bovina nas operações internas, passando de 4% a 2%. Ao mesmo tempo a pauta fiscal do boi e da vaca, que é o valor de base para cobrança do ICMS, também foi reduzida.

No caso do leite a redução da pauta fiscal também foi expressiva, de R$ 0,80 a R$ 0,64 nas operações interestaduais. A coordenadora da Comissão Estadual da Pecuária de Leite, Adriana  Mascarenhas, afirma que a medida, de alinhar a pauta com os valores de mercado, torna o leite do Estado mais competitivo e isso favorece o escoamento da produção, enxugando o mercado interno e podendo melhorar os preços ao produtor. Hoje cerca de 90% do leite produzido no Estado é vendido em Estados como São Paulo e Goiás, daí a importância da redução na pauta.

O mesmo acontece com o setor da suinocultura, em que o valor de base também foi reduzido recentemente, observa Adriana Mascarenhas. Ela ressalta que o alinhamento da pauta com os preços de mercado é fundamental para que o setor produtivo.

Nos siga no Google Notícias