ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Risco de transmissão de fungo faz Brasil suspender importação de café do Peru

Wellton Máximo - Agência Brasil | 21/05/2015 20:33

O Brasil suspendeu a importação de café do Peru por causa do receio da transmissão de um fungo que vem atacando as lavouras do país vizinho. A decisão foi publicada hoje (21) no Diário Oficial da União e vale até que o governo peruano apresente um plano de trabalho para erradicar o fungo, que também afeta as culturas de cacau e de cupuaçu.

Segundo o Ministério da Agricultura, que publicou a resolução com a suspensão, o plano de trabalho deverá conter informações sobre a produção de grãos verdes de café, as pragas presentes e os tratamentos fitossanitários usados e as medidas adotadas para reduzir o risco de contágio no comércio internacional de café. O documento precisa ser aprovado pelo Departamento de Sanidade Vegetal do Ministério da Agricultura para que as importações sejam liberadas.

Segundo o estudo que serviu de base para a decisão, o café pode ser o principal veículo para disseminação do fungo, existente na maioria das regiões produtoras de café no Peru. O organismo causa a monilíase do cacaueiro, doença que ataca as culturas do café, do cacau e do cupuaçu e ainda não chegou ao Brasil. A contaminação ocorre por meio do transporte de frutos infectados, de material vegetativo e de embalagens com esporos do fungo.

Nos siga no Google Notícias