ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 20º

Economia

Rússia suspende importação de carnes da JBS Friboi

Redação | 08/09/2010 18:31

O Rosselkhoznadzor (Serviço Federal de Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia) suspendeu temporariamente, a partir de hoje, as importações de carne bovina de três unidades brasileiras do frigorífico JBS Friboi: Campo Grande e Naviraí, em Mato Grosso do Sul, e Barra do Garças, em Mato Grosso.

Conforme informações da Agência Estado, o país também deixará de importar carnes de aves da unidade da Seara Alimentos, em Forquilhinha (RS). Esta unidade foi comprada pelo Marfrig em setembro do ao passado.

A partir do próximo dia 14 de setembro, uma quarta unidade do JBS e a Alibem Comercial de Alimentos também não poderão enviar seus produtos ao mercado russo.

De acordo com comunicado divulgado no dia 25 de agosto no site do Rosselkhoznadzor, as respectivas unidades do JBS e da Seara não poderão enviar seus produtos para a Rússia até que irregularidades constatadas pelo órgão sejam resolvidas.

A carne oriunda das unidades do JBS contém teor de oxitetraciclina acima do permitido, segundo o serviço de inspeção. O antibiótico é muito utilizado para combater infecções causadas por bactérias.

Já na carne de aves da unidade da Seara foi encontrada a bactéria listeria, que causa uma infecção chamada listeriose, que tem alto índice de mortalidade. A listeria é uma bactéria móvel, resistente ao congelamento e outras condições adversas, sobrevive por longos períodos em indústrias processadoras de alimentos e áreas manipuladoras de alimentos e está amplamente distribuída na natureza.

No mesmo comunicado, o serviço de inspeção russo suspendeu compras de uma unidade Swift Beef, dos Estados Unidos, e da Zaklad, da Polônia.

Em outro comunicado, do dia 1º de setembro, o Rosselkhoznadzor informou que estarão suspensas, a partir do dia 14 de setembro, as compras da unidade de Araputanga (MT) do JBS e da Alibem Comercial de Alimentos, de Santa Rosa (RS). A restrição foi imposta por causa da identificação das bactérias listeria e salmonela, respectivamente, em produtos dessas empresas.

Nos siga no Google Notícias