ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Saiba quais gastos com saúde podem ser deduzidos do imposto de renda

Liana Feitosa | 15/04/2015 11:21
Em Mato Grosso do Sul, já foram feitas 136 mil declarações, mas até dia 30 o índice pode chegar a 365 mil. (Foto: Campo Grande News)
Em Mato Grosso do Sul, já foram feitas 136 mil declarações, mas até dia 30 o índice pode chegar a 365 mil. (Foto: Campo Grande News)

Faltam 15 dias para encerrar o prazo para submeter a declaração do imposto de renda à Receita Federal. Até agora, quase 11 milhões de declarações foram feitas em todo o Brasil e a expectativa é que o número chegue a 27,5 milhões.

Em Mato Grosso do Sul, são 136 mil declarações até o momento, mas até o final do período o índice pode chegar a 365 mil. Para quem ainda tem dúvidas sobre deduções de saúde, o Campo Grande News preparou um guia com orientações.

O que vale - Segundo a auditora fiscal Adalgisa Fugita, delegada-adjunta da Receita, tudo o que está relacionado à tratamentos de saúde pode ser deduzido.

Ou seja, não apenas gastos comprovados com planos de saúde, consultas ou tratamentos médicos, mas também com dentista, fonoaudiólogo, fisioterapeuta e psicólogo, além de exames clínicos como coleta de sangue, raio-X, entre outros.

Aparelhos - "Caso o profissional receite aparelho ortopédico ou ortodôntico, o custo com esses aparelhos pode ser deduzido, mas, para isso, o declarante precisa ter em mãos o laudo médico que comprove a necessidade do equipamento, além de ter especificado esses gastos na nota fiscal do profissional de saúde", explica a delegada.

A regra também vale não só para o titular da declaração, mas caso o declarante tenha dependentes.

"Se o dentista receita um aparelho ortodôntico, por exemplo, ele precisa emitir ao cliente um laudo comprovando a necessidade e, ao expedir sua nota fiscal, precisa especificar nela os valores cobrados pelo aparelho e pelo serviço", detalha Fugita.

Dados detalhados - A auditora também explica que, no recibo entregue pelo profissional após os serviços prestados, deve constar, além de dados do profissional, informações como o endereço do consultório médico, por exemplo.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas diretamente no site da Receita Federal, pelo endereço: http://idg.receita.fazenda.gov.br/sobre/perguntas-frequentes.

Nos siga no Google Notícias