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Campo Grande, Quinta-feira, 29 de Setembro de 2016

05/08/2015 12:30

Sebrae pede que população compre dos 190 mil pequenos negócios

Caroline Maldonado
Movimento foi lançado hoje (5) no Sebrae em Campo Grande e em todo o país. (Foto: Caroline Maldonado)Movimento foi lançado hoje (5) no Sebrae em Campo Grande e em todo o país. (Foto: Caroline Maldonado)
Campanha tem cabine para quem quer tirar fotos em apoio ao movimento (Foto: Caroline Maldonado)Campanha tem cabine para quem quer tirar fotos em apoio ao movimento (Foto: Caroline Maldonado)

A padaria, o mercadinho e a lojinha de roupas do bairro. Para estimular a compra nesses e em 190 mil pequenos negócios de Mato Grosso do Sul, foi lançado hoje (5) o movimento “Compre do Pequeno”, cujo o dia D será 5 de outubro, data em que foi instituído o estatuto da micro e pequena empresa.

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A campanha tem um site, em que os empreendedores fazem cadastro e os clientes podem saber onde comprar mais perto de casa. A iniciativa é do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa). 

A ideia é engajar toda a população e outras entidades na campanha nacional para impactar todos os segmentos do comércio, segundo o superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça. “É um momento difícil para a economia, vemos casos de corrupção nos jornais todos os dias e o que vamos fazer? Dentro deste cenário, o Sebrae cria um movimento nacional para apoiar o pequeno negócio, onde está mais de 52% do emprego formal”, disse, durante o lançamento, nesta manhã, no Sebrae, em Campo Grande.

O secretário adjunto da Semade (Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico), Ricardo Senna, esteve no evento e destacou o apoio do Governo do Estado. “O momento é de crise econômica, mas o que mais temos que combater é a crise de credibilidade. Daí a importância que as instituições têm de não deixar que esses empreendimentos sejam abalados”, comentou Senna, ao lembrar o Propeq (Programa Estadual de Apoio aos Pequenos Negócios), lançado em junho deste ano.

O Sebrae é um dos parceiros do programa do governo que, segundo Senna, de certa forma, agrega ao movimento. É a Rota do Desenvolvimento, que estará de 15 a 18 de setembro em Coxim; de 22 a 25 de outubro em Dourados e de 17 a 19 de novembro em Três Lagoas, com palestras, oficinas, informações de crédito e oportunidades de negócios.

O movimento vem ao encontro de anseios de pequenos produtores do setor rural, conforme o diretor de relações institucionais da Famasul (Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), Rogério Beretta. No meio rural, há muitos pequenos produtores, de leite, de queijo, de hortaliças, entre outros. Todos esses têm dificuldade para colocar seu produto, então essa campanha é muito importante para nós”, disse.

Para convencer e envolver cada vez mais gente na campanha, o Sebrae lembra que a pequena empresa está perto das residências de todos, é responsável por mais da metade dos empregos formais, o dinheiro gasto fica no bairro de quem compra, além disso o ato de comprar ali desenvolve a comunidade e é transformador. Para encontrar as micro e pequenas empresas ou cadastrá-las, a campanha tem o site www.compredopequeno.com.br.

 

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