ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Secretária volta ao DF em busca da liberação de armazéns

Redação | 15/04/2010 11:18

A secretária da Produção, Tereza Cristina Correa da Costa, voltará na próxima semana a Brasília (DF) para apresentar um relatório da situação de armazenamento em Mato Grosso do Sul ao Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Wagner Gonçalves Rossi. Tereza destacou que além da questão prática, como o custo do frete, há um processo burocrático que precisa ser cumprido para garantir o escoamento.

Na segunda-feira a secretária esteve com o ministro, em breve conversa, e foi solicitado que o Estado apresente seus números. Segundo a secretária ainda não há uma data definida, o que vai depender do espaço na agenda do ministro.

Tereza admite que a previsão é de que o Estado tenha problemas para armazenamento, uma vez que os estoques estão abarrotados com a soja da safra de verão, além do milho colhido neste ano e também da safrinha de 2009.

"Todo ano temos problemas graças a Deus esse ano é por excesso", disse. As boas condições climáticas e prevenção à ferrugem asiática da soja resultaram este ano em uma safra recorde de soja, com 4,93 milhões de toneladas colhidos, segundo o último levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento.

De um modo geral, a capacidade estática de armazenamento de Mato Grosso do Sul é de 6,7 milhões a 7 milhões de toneladas e a produção de grãos deve atingir 8,3 milhões de toneladas. No início deste ano ainda havia 900 mil toneladas de milho colhidos no ano passado e que, segundo a secretária, está sendo escoado aos poucos.

A dificuldade é grande, uma vez que o Paraná, Mato Grosso e Goiás, que concentram a produção de milho na safra de verão, tiveram safras cheias. Outro agravante é que com o dólar baixo o preço da soja não tem estimulado as negociações e com isso o grão permanece armazenado.

Nos siga no Google Notícias