ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 17º

Economia

Secretário diz que IPVA terá uma redução, em média, de 4% em 2014

Leonardo Rocha | 18/11/2013 12:09
Secretário diz que haverá uma redução de 4% em média no valor do IPVA (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário diz que haverá uma redução de 4% em média no valor do IPVA (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário trabalha com 750 mil veículos em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)
Secretário trabalha com 750 mil veículos em Mato Grosso do Sul (Foto: Marcos Ermínio)

O secretário estadual de Fazenda, Jader Julianelli, afirmou que o IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) de 2014 terá uma redução, em média, de 4%, superando as expectativas feitas pelo governador André Puccinelli (PMDB) que havia anunciado o reajuste abaixo da inflação.

“Em média teremos uma redução de valores, alguns veículos tiveram reajustes, mas na conta final os valores serão menores”, destacou o secretário.

Ele ainda apontou que para os carros populares, que possuem uma valorização maior no mercado, o reajuste será de 2,6%, no entanto aqueles veículos de porte maior, segundo o secretário, também terá redução. “O governador nem precisou cumprir o compromisso de fazer o reajuste abaixo da inflação”, ressaltou ele.

Jader destacou que o planejamento para 2013 era arrecadar R$ 290 milhões com o IPVA, no entanto houve de 15% a 20% de inadimplência. “Iremos fechar a conta em janeiro, mas já podemos adiantar estes dados em relação ao plano inicial”.

Para 2014 o governo estadual espera arrecadar R$ 300 milhões em um total de aproximadamente 795 mil veículos, 51 mil a mais do que em 2013. “São mais de 400 mil contribuintes, historicamente temos uma média de 10% de inadimplência, mas em época de crise chega até a 20%”, apontou.

O secretário destacou que a elevação deste índice aconteceu nos anos de 2009 e 2012 onde aconteceram crises econômicas e redução do poder de compra. “Temos o exemplo de 2011 que foi um ano mais tranquilo, tivemos apenas 10% de inadimplentes”.

Jader explicou que aqueles que são incluídos na dívida ativa do governo ficam impedidos de assumir cargos públicos e participar de licitações junto ao poder público. “A regularização é a melhor alternativa ao contribuinte”.

Para quem pagar o IPVA em uma única parcela, tem até o dia 31 de janeiro de 2014, e ganha 10% de desconto no valor total do imposto. O contribuinte pode dividir a conta em até três parcelas, sendo o vencimento em 31 de janeiro, 28 de fevereiro, e 31 de março. Os boletos serão entregues no período de 10 a 20 de dezembro.

Projeto – Seguindo a posição anunciada pelo governador, Jader destacou que o projeto do deputado estadual Marquinhos Trad (PMDB) que aumenta de 10% para 15% o desconto em pagamento a vista e ainda parcela em dez vezes a dívida do IPVA , ainda está em fase de estudo.

“Temos que fazer o cálculo do impacto aos cofres públicos, para depois chegarmos a uma conclusão, ficamos de entregar este parecer até o final de janeiro. Não somos contra a proposta, mas temos que avaliar antes”, destacou.

Nos siga no Google Notícias