ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Sede do Programa de Microcrédito será inaugurada nesta quinta

Luciana Brazil | 10/12/2014 10:59

Depois de adiar a inauguração na semana passada, a prefeitura marcou para amanhã o lançamento da nova sede do Credigente, Programa de Microcrédito Produtivo e Solidário da Funsat (Fundação Social do Trabalho de Campo Grande). Conforme a entidade, o evento acontece amanhã (11), às 8h30, na Avenida Eduardo Elias Zahran.

A Funsat informou que as chuvas dificultaram os preparativos para inauguração prevista inicialmente para o dia 4 deste mês.

O novo espaço foi anunciado no primeiro semestre desse ano, como parte das ações do Programa Capital do Trabalho, lançado pelo prefeito Gilmar Olarte (PP). O programa objetiva revitalizar e ampliar o acesso à linhas de crédito, em cooperação com cinco entidades de classe em Campo Grande.

O Credigente, que até então funciona no prédio da Funsat, atenderá no prédio ao lado da fundação. O investimento para a reestruturação do banco, que pertence ao município, é de R$ 4, 5 milhões. As taxas de juros que vigoram desde julho deste ano giram em torno de 1,5% e são inferiores aos dos demais bancos que chegam a 2,5%.

O banco dá desconto nas taxas de juros para o empreendedor que paga em dia e as menores taxas são para trabalhadores da economia solidária e catadores que farão parte da UTR (Unidade de Tratamentos de Resíduos) do lixão da Capital.

Segundo o presidente da Funsat, Cícero Ávila, a nova sede é um espaço mais confortável aos clientes e vai potencializar os serviços oferecidos aos micro-empreendedores.

Em funcionamento desde 2003, o Credigente terá estrutura física moderna, com ambiente climatizado e equipe técnica treinada para atender os empreendedores locais.

Já foram lançadas novas linhas de crédito, além da redução da taxa de juros, que segundo Cícero, tornou o crédito mais barato para os empreendedores.

“A equipe técnica foi qualificada e ampliada para garantir um atendimento mais ágil para a população e novos convênios foram assinados com instituições parceiras visando a garantir a política de assistência e orientação ao crédito. Toda essa nova estrutura de atendimento amplia as possibilidades de consolidação dos micros empreendimentos financiados aumentando assim as possibilidades de geração de emprego e renda da população campo-grandense”, afirmou.

Ação - Além do empréstimo com recursos financeiros, o Credigente utiliza uma metodologia que visa a assegurar que o empreendedor tenha sucesso com a administração do crédito no seu empreendimento e em contrapartida também garanta baixos índices de inadimplência. Assim, é disponibilizado aos empreendedores que buscam o crédito, um cardápio de ações como palestras, visitas técnicas para levantamento socioeconômico e efetivação do crédito, bem como consultoria para acompanhamento pré e pós-crédito.

Beneficiários - As linhas de crédito atendem os empreendedores formais e informais com capital de giro, capital fixo e misto bem como os seguintes segmentos econômicos: moto taxistas, moto entregadores, vendedores ambulantes, empreendedores de economia solidária e microempreendedores individuais.

Conforme a entidade, o grande desafio enfrentado pela atual gestão do Programa foi a redução das taxas de inadimplência que atingiram níveis estratosféricos, sendo 52% para operações vencidas acima de 180 dias e 8,54% para créditos abaixo de 180 dias. Várias medidas foram adotadas para sanear tal inadimplência e em dezembro de 2014 conseguiu-se uma redução de 50% na inadimplência abaixo de 180 dias, caindo para 4,4%.

Assim, com tais medidas será possível em 2015 fazer a concessão de crédito chegar a todos os recantos da nossa cidade e também nos Distritos de Campo Grande, para dinamizar e potencializar os micros e pequenos negócios, para quem o crédito passa a ser fundamental para sua viabilidade e consolidação.

Participam da solenidade o prefeito e o diretor -presidente da Funsat. A sede do Credigente fica na Avenida Eduardo Elias Zahran, 1557, Jardim TV. Morena, ao lado da Agência Municipal de Empregos da Funsat.

Nos siga no Google Notícias