ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Economia

Seguindo tendência dos últimos meses, comércio tem queda de 6,6% nas vendas

Os dados são do mês de maio e divulgados nesta terça-feira (12) pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística),

Mariana Castelar | 12/07/2016 13:04
Comércio e rendimento dos comerciantes do Estado vem caindo desde o início do ano (Foto: Marcos Ermínio)
Comércio e rendimento dos comerciantes do Estado vem caindo desde o início do ano (Foto: Marcos Ermínio)

Seguido a tendência dos meses anteriores, maio registrou uma retração de 6,6% no volume de vendas do comércio varejista sul-mato-grossense. Em abril, o índice registrado foi o mesmo de maio, enquanto em março a queda foi um pouco menor, de 5,6%, como mostra os dados divulgados hoje (12) , pelo IBGE (instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No acumulado do ano, a pesquisa revela que a queda chega a 6%, e nos últimos doze meses o levantamento registrou um decréscimo de 4,1%.

E a renda do comerciante também está caindo, e fechou o mês de maio com 3,3%, enquanto abril ficou em 3,8% e março com 5,1%.

Já quando a pesquisa acrescenta o volume de vendas no comércio varejista ampliado, ou seja quando inclui veículos e materiais de construção, maio fechou com retração de 6,5%, índice um pouco melhor do que o de abril, que ficou em 7,1%.

No acumulado do ano, o número fechou com saldo negativo de 7,4%, resultado é ainda pior quando a pesquisa mostra os últimos doze meses, que teve retração de 7,7%.

Também houve queda na renda deste grupo, que fechou com saldo positivo de 1%. Em abril, o faturamento dos comerciantes ficou em 1,1% e no mês anterior em 2,4%. Tanto noa cumulado do ano como nos últimos doze meses, o índice foi o mesmo 1,1%.

Nos siga no Google Notícias