ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Segunda maior cidade de MS comemora geração de empregos

Marta Ferreira | 27/06/2014 11:28
Economia está aquecida em Dourados e recebe 4 novas empresas por dia, segundo prefeitura.
Economia está aquecida em Dourados e recebe 4 novas empresas por dia, segundo prefeitura.

O município de Dourados, a 224 km de Campo Grande, criou em maio 321 novos empregos. Foram 2.439 contratações contra 2.118 desligamentos, segundo os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). É o mesmo saldo de Campo Grande, mesmo com a grande diferença de população. Enquanto Dourados tem 200 mil habitantes, Campo Grande tem 830 mil.

O crescimento em Dourados, segundo observa a Prefeitura em material divulgado à imprensa, caminha na contramão do resultado do Estado, que fechou 406 postos de trabalho. É o terceiro pior resultado de criação de empregos nos últimos 12 anos em Mato Grosso do Sul.

Segundo os dados divulgados, em Dourados o crescimento na geração de empregos em maio em relação ao mês de abril, quando foram criados 278, é de 15,46%. O setor de serviços lidera a abertura de vagas, com 183 postos. Depois vem a indústria de transformação, com 107, e a construção civil, com 51. O comércio fechou 25 postos de trabalho.

Desenvolvimento - Para a Prefeitura de Dourados, a manutenção da geração do emprego está diretamente ligada à política econômica desenvolvida na cidade, administra por Murilo Zauith (PSB), com a criação de programas de incentivo e apoio ao comércio, serviços e indústria e capacitação de profissionais.

Na avaliação da administração, o principal fator para a criação de empregos foi o restabelecimento da credibilidade do município com a classe empresarial, depois do terremoto político vivido em 2010, quando o ex-prefeito Ari Artuzi, já falecido, renunciou após um escândalo e foi feita nova eleição, vencida por Murilo.

A partir daí, analisa a Prefeitura, os investimentos foram retomados. Hoje, segundo divulgado, Dourados recebe uma média de quatro empresas por dia.

Entre programas citados como geradores de empregos estão o “Polo de Serviços do Setor Sucroenergético de Dourados e Região”, o APL Metalmecânico e o APL de Lingerie Moda Dourada, que incentivam a ampliação do parque empresarial do município. Também é incluída entre as iniciativas o programa Qualifica Dourados, que prepara os trabalhadores para ocupar os postos de empregos criados.

Existe, conforme divulgado pelo município, uma preocupação com a infraestrutura, melhorando constantemente o aeroporto para a ampliação dos voos, abrindo novos acessos, asfaltando a cidade e recapeando ruas para garantir melhores condições para o empresário.

Por meio da Semdes (Secretaria de Desenvolvimento Econômico Sustentável), a prefeitura oferece apoio ao empresário na Sala do Empreendedor e pelo Ciat. Um outro programa, o “Alvará em 5 dias”, agilizam a tramitação e desburocratização dos processos.

Nos siga no Google Notícias