ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Sem acordo, André irá ao STF por renegociação de dívida

Redação | 19/11/2010 11:05

O governador André Puccinelli (PMDB) pode ir ao STJ (Superior Tribunal de Justiça) em busca da revisão dos juros cobrados sobre a dívida de Mato Grosso do Sul com a União.

A medida será tomada se o ministro da Fazenda, Guido Mantega, não aceitar discutir a questão, que hoje traz sérios prejuízos aos cofres de Mato Grosso do Sul.

"Se o Mantega não amolecer, nós vamos entrar o STF", prometeu Puccinelli.

Segundo ele, há estados que comprometem muito menos suas arrecadações com os pagamentos à União. Em 1998, quando Mato Grosso do Sul renegociou sua dívida, 11% da receita corrente líquida era comprometida com o pagamento.

Hoje, esse percentual chega a 15%, que é o limite estabelecido na época. Com a arrecadação bastante superior do que há 12 anos, Mato Grosso do Sul vem sendo cada vez mais penalizado com este índice.

A ideia do governador é mudar o indexador da dívida, que é o IGPD-I (Índice Geral de Preços), que nos últimos meses, acumulou alta de 9,11%, mais o adicional de 6% de juros.

"E que diabos nós temos diferente dos outros? A Constituição garante que todos os estados são iguais perante a lei", protestou o governador.

Hoje a dívida de Mato Grosso do Sul com a União ultrapassa os R$ 6 bilhões. Puccinelli não está sozinho na briga pela renegociação com a União, já que conta com o apoio de vários governadores.

O objetivo é reduzir em pelo menos dois pontos o índice de comprometimento para o pagamento da dívida, que hoje é de 15%. Outra meta é mudar o indexador responsável pelo cálculo da correção da dívida. Em 1998, o IGPD-I era um dos índices mais baixos, e hoje só perde para o IPA-DI (Índice de Preço por Atacado).

Nos siga no Google Notícias