ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Sem CPMF, arrecadação da União cresce 10,23% e é recorde

Redação | 20/03/2008 16:55

O fim da Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF) não impediu que a arrecadação da Receita Federal em fevereiro fosse maior do que a do mesmo mês do ano passado e atingisse o recorde histórico para o mês.

Segundo a Receita, a arrecadação no segundo mês do ano somou R$ 48,1 bilhões, 10,23% a mais que o registrado em fevereiro de 2007, descontada a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Ampliada (IPCA).

Esse é o primeiro mês que não conta sequer com arrecadação residual da CPMF, como ocorreu em janeiro.

A Receita Federal informou, ainda, que esse aumento decorreu principalmente do aquecimento da vendas no mercado interno. O Imposto sobre a Produção Industrial (IPI) dos automóveis teve um crescimento de 21,60%.

O aumento das importações também interferiu no resultado do mês. A arrecadação do Imposto sobre Importações (II) subiu 39,96%, descontado o (IPCA) também em relação a fevereiro de 2007.

De acordo com o Secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, a alteração das alíquotas do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) também contruiu para o resultado de fevereiro.

No mês passado, o tributo regitrou arrecadação 176,83% a mais que em fevereiro de 2007.

Nos siga no Google Notícias