ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Semana da Conciliação acaba hoje, mas atendimento segue até às 18h

Renata Volpe Haddad | 03/07/2015 15:21
Quem quer renegociar dívidas ou resolver qualquer tipo de conflito, tem até as 18h para procurar a ACICG. (Foto: Marcos Ermínio)
Quem quer renegociar dívidas ou resolver qualquer tipo de conflito, tem até as 18h para procurar a ACICG. (Foto: Marcos Ermínio)

Acaba hoje a 5º Semana da Conciliação em Campo Grande e quem precisa resolver pendências financeiras, tem até as 18h para agendamento na ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande). Até ontem, aconteceram 173 audiências, sendo 111 sessões que resultaram em acordo. A expectativa para hoje, é de encerrar o dia com 100 novas audiências.

Em 2015, as empresas que optaram por usar a conciliação para reaver débitos pendentes foram a Energisa, Anita Shoes, Reci Fotos, Sandra Joias, Zou Bisou e Colégio CDA.

De acordo com o presidente da CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem), que promove a Semana em parceria com a ACICG, Roberto Oshiro, afirmou que sempre o último dia é o mais procurado. "Levando em consideração os anos anteriores, o último dia do evento é mais movimentado. Com o início do mês, as pessoas já se capitalizaram o que aumenta as chances de irem às audiências”, comenta.

Além da pendência financeira, Oshiro explica que qualquer tipo de conflito pode ser resolvido na Câmara. "Exemplo disso estão questões de direito de família, desentendimentos com vizinhos ou entre sócios, e até questões de ação penal privada, como calúnia e difamação”, ressalta.

Em 2014, o evento negociou R$ 435.871,00 e promoveu 296 audiências, número 54% superior em relação à edição 2013, quando foi realizada 192 sessões. A taxa de sucesso de 2014 foi de 83%, resultado da soma de acordos das audiências e também de negociações feitas diretamente nos estabelecimentos participantes do evento. Em 2013 o índice de acordos foi 84% e em 2012, das 118 audiências promovidas, 83% tiveram sucesso.

Como participar – O cidadão com pendências financeiras, deve se apresentar diretamente na secretaria CBMAE/ACICG, localizada na rua 15 de Novembro, com RG, CPF ou Carteira Nacional de Habilitação, além do comprovante de residência e extrato de negativação do SCPC, ou outro documento que comprove vínculo com as empresas participantes.

Os consumidores que querem resolver a vida financeira, devem contribuir com uma lata, ou pacote de leite em pó. O donativo que será doado a uma instituição filantrópica.

Nos siga no Google Notícias