ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Semana da Conciliação fecha com 296 audiências em Campo Grande

Eduardo Penedo | 16/08/2014 16:19

A IV Edição da Semana da Conciliação, promovida pelo Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG), fechou com 296 audiências bem mais que todo o ano passado que foi de apenas 192 audiências. O evento começou no dia 11 e encerrou ontem (15).

As reuniões para tentar conciliar instituições e endividados são marcadas na CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem), da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). O objetivo é promover acordos entre empresas e clientes inadimplentes ou entre clientes insatisfeitos e empresas.

Para o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro, promover encontros com o objetivo de gerar conciliação motiva a pacificação social e contribui para desafogar o poder judiciário, já que os acordos não tem a necessidade de intervenção do Estado."Além disso, o volume alto de ações que a Justiça tem para resolver, impede que decisões sejam tomadas em pouco tempo. Sem contar que a empresa tem a oportunidade de preservar sua relação com o cliente, já que colocá-lo na Justiça obrigando-o a pagar uma dívida afeta ou acaba com essa aproximação", observa Oshiro.

A conciliação é uma forma de solução rápida, eficiente e econômica de resolver conflitos, já que não há a necessidade da contratação de advogados, e oferece total segurança jurídica, pois havendo a composição é feito um termo de conciliação que será homologado pelo Judiciário.

De acordo com a Associação Comercial, qualquer pessoa que possua débito e queira negociá-lo pode entrar em contato com a entidade para tentar a negociação extrajudicial.

Nos siga no Google Notícias