ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 32º

Economia

Semana da Conciliação oferece chance para pagar dívidas e resolver conflitos

Liana Feitosa | 11/08/2014 20:12
Oshiro explica que serviço de conciliação é oferecido na Associação Comercial durante todo o ano. (Fotos: Marcelo Victor)
Oshiro explica que serviço de conciliação é oferecido na Associação Comercial durante todo o ano. (Fotos: Marcelo Victor)

Uma oportunidade pra acabar com a dor de cabeça causada pela dívidas. Isso é o que a IV Semana da Conciliação de Campo Grande oferece ao consumidor através do Pace (Posto Avançado de Conciliação Extraprocessual) até a sexta-feira (15). As reuniões para tentar conciliar instituições e endividados são marcadas na CBMAE (Câmara Brasileira de Mediação e Arbitragem), da Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG). O objetivo é promover acordos entre empresas e clientes inadimplentes ou entre clientes insatisfeitos e empresas.

Para o presidente da CBMAE, Roberto Oshiro, promover encontros com o objetivo de gerar conciliação motiva a pacificação social e contribui para desafogar o poder judiciário, já que os acordos não tem a necessidade de intervenção do estado.

"Além disso, o volume alto de ações que a Justiça tem para resolver, impede que decisões sejam tomadas em pouco tempo. Sem contar que a empresa tem a oportunidade de preservar sua relação com o cliente, já que colocá-lo na Justiça obrigando-o a pagar uma dívida afeta ou acaba com essa aproximação", observa Oshiro.

O processo - Durante a Semana de Conciliação, um mutirão é feito para que muitos casos ganhem a oportunidade de solução. "Qualquer tipo de problema pode ser resolvido na Câmara, até mesmo problemas entre com vizinhos, fornecedores e até mesmo entre sócios de um negócio", afirma.

Os interessados em resolver seu conflito podem ir até a ACICG que a Câmara de Mediação vai convidar o estabelecimento credor para uma audiência de tentativa de conciliação da dívida. "Essa é uma oportunidade muito boa para o cliente mostrar para a empresa sua situação para que ela veja a realidade do cliente", sugere. "Às vezes, a empresa pode até se sensibilizar com o cliente e acaba concedendo um desconto maior, um parcelamento maior", conta.

Quantidade alta de ações na Justiça faz decisões se arrastarem por anos. Conciliação é alternativa mais rápida.
Quantidade alta de ações na Justiça faz decisões se arrastarem por anos. Conciliação é alternativa mais rápida.

Bons resultados - O sucesso das conciliações é alto. De acordo com Oshiro, 84% das audiências de conciliação resultam em um acordo entre as partes. Dos acordos firmados durante todo o ano passado, 99% foram cumpridos.
Boa parte desse bom índice se deve ao papel do conciliador, um profissional especializado que vai ajudar as partes se entenderem. "Ele desarma as partes, dá a oportunidade de cada um falar a sua verdade. Nessa conversa, ele tenta encontrar pontos convergentes entre os dois pra ver o que há de comum nesse caminho e, finalmente, firmar um acordo", explica.

Como podem ser feitos não apenas durante a Semana de Conciliação mas, também, durante o ano todo, os acordos resgatam quantias que, muitas vezes, não seriam pagas e resultariam em prejuízo aos credores. No entanto, a alternativa já recuperou mais de R$ 9 milhões aos cofres de empresários da Capital desde 2011, ano do surgimento do recurso.

O sucesso também é uma questão de cultura. "Optar pela conciliação exige uma mudança de cultura e isso demora um pouco para acontecer. No Brasil, temos uma cultura de que leva as pessoas a pensarem que, tudo o que deu errado, é motivo de processo", comenta. "Mas depois que as pessoas veem que essa opção funciona melhor, passam a procurar também", conclui.

É por isso que a técnica de enfermagem Sueli de Oliveira, de 40 anos, foi até o Pace. "Recebi uma multa de energia elétrica de mais de R$ 5 mil. Mas o relógio da casa, que é minha, mas estava alugada, foi adulterado. Tentei negociar a dívida em todos os lugares possíveis alegando que a multa é indevida, mas não consegui nada", lamenta. Depois de três meses buscando uma solução, Sueli espera que a conciliação a ajude. "Nem que seja para diminuirem o valor dessa multa", finaliza.

O que fazer - Consumidores que desejam solucionar têm pendências financeiras podem ir até a secretaria da CBMAE, que fica na ACICG, levando cópias dos seguintes documentos: RG, CPF ou CNH, comprovante de residência e extrato da negativação do SCPC, ou ainda qualquer outro documento que comprove o vínculo com a empresa (contrato, faturas, boleto). Este ano, o interessado em resolver seu conflito também deverá contribuir com uma lata, ou pacote de leite em pó, que será doado à instituição Cotolengo.

Nos siga no Google Notícias