ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 21º

Economia

Senador Moka cobra presidente do BC sobre meta de inflação e juros altos

Daniel Machado | 24/03/2015 18:48
Moka diz que o BC aumentou os juros para conter a inflação. (Foto: Divulgação)
Moka diz que o BC aumentou os juros para conter a inflação. (Foto: Divulgação)

Nesta terça-feira (24) o senador Waldemir Moka (PMDB-MS) questionou a estratégia do Banco Central e de seu presidente, Alexandre Tombini, de elevar os juros para combater a inflação.

Segundo o parlamentar, o governo utilizou a alta dos juros como argumento para conter a inflação.

"A inflação superou o teto da meta, mesmo com aumento da taxa de juros, e queria uma explicação sobre isso. Temo pelo desenvolvimento da economia", disse o peemedebista, durante audiência com o presidente do BC na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Moka destacou que o ideal para a economia crescer é ter juro menor, alta do PIB (Produto Interno Bruto) e inflação controlada. "Mas terminamos 2014 com PIB zero, juro alto e inflação descontrolada, o pior cenário que poderia existir", reforçou.

O senador considera que a atual equipe econômica terá condições de auxiliar o Banco Central na recuperação da economia e na redução da inflação. “É uma equipe mais bem preparada”, afirmou.

Sobre a independência do BC, Tombini disse que a "posição firme" da instituição é de que opera com autonomia de fato para decidir sobre os juros. A independência, disse ele, depende de aprovação do Congresso.

O presidente afirmou que não há improvisação em relação à autonomia operacional pelo BC. Com informações técnicas sobre a comunicação oficial do BC, Tombini rebateu os ataques do senador Ronaldo Caiado (DEM-GO) de que o Copom, durante as eleições presidenciais do ano passado, se reuniu para decidir sobre a taxa de juros, "monitorada" pelo Palácio do Planalto.

Caiado acusou o BC de não agir com independência. "O BC passou a ser o elemento ligado à campanha de reeleição da presidente Dilma", criticou Caiado. Para o senador, o BC não está preocupado em resguardar a moeda brasileira da inflação e das taxas de juros.

Em reposta aos ataques do senador, de que o Copom não elevou os juros por conta das eleições, o presidente Tombini afirmou que BC "não mudou". "O que mudaram foram as circunstâncias", disse ele. Ele citou a elevação do dólar frente ao real. Por isso, destacou, a estratégia de política monetária teve que ser ajustada. Para ele, não houve "surpresas" do BC depois das eleições ao elevar a taxa de juros.

Com informações da Agência Estado.

Nos siga no Google Notícias