ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 24º

Economia

MEC suspende recursos do Pronatec para cursos ofertados no Senar/MS

Mariana Rodrigues | 04/07/2015 13:12

Foi suspenso até junho, pelo Ministério da Educação, os repasses de verbas para novas turmas do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico) do Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural). Em Mato Grosso do Sul, o Senar investe, regularmente, recursos próprios ao oferecer diversos cursos.

Já os cursos do Pronatec são oferecidos pelo Senar por serem prestadores de serviços do MEC (Ministério da Educação).

Segundo o Valor, Maria do Rosário de Almeida, coordenadora da Unidade Educacional do Senar-MS, afirma que o governo passou a demorar mais para aprovar a oferta de vagas para o programa no segundo semestre de 2015. Além disso, ela confirma que houve atraso no repasse de recursos das aulas de 2014 do curso “Pronatec Assistente de Planejamento e Controle de Produção – Bovinocultura de Leite”.

De acordo com a ONG Contas Abertas, os repasses do MEC para as ações do Pronatec como um todo somaram R$ 1,3 bilhão de janeiro a maio de 2015, R$ 440 milhões menos que o do mesmo período do ano passado.

Na semana passada, o Ministério da Agricultura sinalizou a volta do Pronatec Agro e divulgou que haverá oferta de 15 mil vagas neste segundo semestre. Em 2014, houve 4,5 mil interessados. Por meio de sua assessoria de imprensa, o MEC informou que "a definição das vagas a serem ofertadas em 2015 está em processo de pactuação entre os parceiros ofertantes e demandantes. Concluído o processo de pactuação, as aulas do segundo semestre terão início".

Nos siga no Google Notícias