ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Economia

Serviços essenciais lideram o ranking de reclamações, que chega a 121 ao dia

Mariana Castelar | 22/06/2016 17:29

De 1º a 20 de junho, o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) registrou uma média de 121 atendimentos em seus dias úteis, totalizando 1573 registros. Os serviços essenciais, que incluem fornecimento de água, luz ou telefone, lideram o ranking de reclamações e já estão com 6.154 registros só neste ano. Assuntos financeiros ficou em segundo lugar com 3494 atendimentos.

Já de janeiro até 20 de junho, o órgão realizou 15.038 atendimentos, deles 2.599 foram cidadão reclamando de telefonia celular.

O atendente Pedro Mourão, de 39 anos, se inclui nesta estatística. Ele conta que teve um problema com a Vivo que só foi resolvido quando foi ao Procon. “Eu tinha aquelas assinaturas controle por um ano, mas menos que isso o valor estava o dobro do combinado”, conta, e acrescenta que só depois de seis meses de reclamações, Pedro resolveu seu problema.

Já a funcionária pública, Naira Santana, de 32 anos, conta que o problema com a Net só finalizou quando foi ao órgão. Depois de meses recebendo uma cobrança indevida da Net, ela soube que teria que pagar uma multa por quebra de contrato ao solicitar o cancelamento do pacote.

“Tinha assinado um pacote e depois de um tempo o valor começou a mudar todo mês. Eu ligava, explicava, eles alegavam o erro, diziam que ia mandar o boleto correto, mas no mês seguinte o fato se repetia”, explica. TV por assinatura é o assunto que ocupa a terceira posição do raking, com 1375 reclamações só este ano.

De acordo com a Superintendente do Procon/MS, Rosemeire Cecília serviços como água e luz e telefone acabam tendo uma demanda maior de reclamações por conta do número de clientes, mas

“As duas concessionárias são as maiores então a tendência é que tenham mais reclamações, ao contrário da Tv, por exemplo que há mais de uma empresa. As pessoas estão mais conscientes do que tem direito”, finaliza.

Nos siga no Google Notícias