Serviços essenciais lideram o ranking de reclamações, que chega a 121 ao dia
De 1º a 20 de junho, o Procon/MS (Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor) registrou uma média de 121 atendimentos em seus dias úteis, totalizando 1573 registros. Os serviços essenciais, que incluem fornecimento de água, luz ou telefone, lideram o ranking de reclamações e já estão com 6.154 registros só neste ano. Assuntos financeiros ficou em segundo lugar com 3494 atendimentos.
Já de janeiro até 20 de junho, o órgão realizou 15.038 atendimentos, deles 2.599 foram cidadão reclamando de telefonia celular.
O atendente Pedro Mourão, de 39 anos, se inclui nesta estatística. Ele conta que teve um problema com a Vivo que só foi resolvido quando foi ao Procon. “Eu tinha aquelas assinaturas controle por um ano, mas menos que isso o valor estava o dobro do combinado”, conta, e acrescenta que só depois de seis meses de reclamações, Pedro resolveu seu problema.
Já a funcionária pública, Naira Santana, de 32 anos, conta que o problema com a Net só finalizou quando foi ao órgão. Depois de meses recebendo uma cobrança indevida da Net, ela soube que teria que pagar uma multa por quebra de contrato ao solicitar o cancelamento do pacote.
“Tinha assinado um pacote e depois de um tempo o valor começou a mudar todo mês. Eu ligava, explicava, eles alegavam o erro, diziam que ia mandar o boleto correto, mas no mês seguinte o fato se repetia”, explica. TV por assinatura é o assunto que ocupa a terceira posição do raking, com 1375 reclamações só este ano.
De acordo com a Superintendente do Procon/MS, Rosemeire Cecília serviços como água e luz e telefone acabam tendo uma demanda maior de reclamações por conta do número de clientes, mas
“As duas concessionárias são as maiores então a tendência é que tenham mais reclamações, ao contrário da Tv, por exemplo que há mais de uma empresa. As pessoas estão mais conscientes do que tem direito”, finaliza.