ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Setor têxtil busca tecnologia para enfrentar concorrência internacional

Fernanda Mathias | 28/06/2016 09:02
Com tecnologia e redução de desperdícios, indústrias têxteis buscam aumentar a competitividade (Foto:Divulgação/Fiems)
Com tecnologia e redução de desperdícios, indústrias têxteis buscam aumentar a competitividade (Foto:Divulgação/Fiems)

Enquanto em países vizinhos, como no Paraguai, a diferença abissal da carga tributária amplia as vantagens competitivas, indústrias instaladas do lado brasileiro se esforçam para buscar produtividade na tecnologia e práticas de produção que reduzem o desperdício.

Começou na última segunda-feira, 27, em Campo Grande, e segue até a próxima sexta-feira, 01, a 1ª Feira de Tecnologia e Inovação do Vestuário e Capacitação Técnica em Máquinas de Costura Industrial e Máquinas de Bordar Eletrônica, realizada pelo Senai, Sindivest/MS (Sindicato Intermunicipal das Indústrias do Vestuário, Tecelagem e Fiação de Mato Grosso do Sul) e Sebrae/MS.

“É uma forma de apoiar nossa produção. Nós contamos com bons incentivos do governo estadual, mas que são bons para as condições do Brasil”, diz o presidente do Sindivest, José Francisco Veloso, ressaltando que no Paraguai a carga tributária representa de um quarto a um quinto da brasileira.

O que ocorre é que algumas empresas mantêm operações dos dois lados da fronteira ou mesmo buscam o produto em outros Países, no caso de licitações públicas seguindo os critérios de qualidade estabelecidos em edital. Uma concorrência que afeta a produção local, responsável por 12 mil empregos formais.

Uniformes escolares – No dia 03 de junho a Prefeitura de Campo Grande publicou na edição do Diário Oficial do Município a compra dos primeiros lotes de uniformes para os alunos da Reme (Rede Municipal de Ensino), mais de dois meses após o início das aulas.

Camisetas e calçados foram comprados a R$ 3,8 milhões das empresas Nilcatex Têxtil e Odilara Frassão Calçados Eireli, segundo consta na publicação.

Nas etiquetas das bermudas entregues pela Semed (Secretaria Municipal de Educação) aos alunos da Reme, por meio da prefeitura da Capital, há a informação de que as peças foram importadas do Paraguai pela empresa Triunfo Comércio e Importação, de Blumenau (SC), e distribuídas pela Odilara.

Em nota, a Prefeitura informou que as empresas cumpriram com requisitos de qualidade e preço e que a licitação obedeceu todos os trâmites legais. Informa, inclusive, que as peças foram inspecionadas após a entrega e que antes as empresas apresentaram amostras que atestaram a qualidade.

Nos siga no Google Notícias