ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 24º

Economia

Showtec terá 115 empresas e apresentação de 500 novas tecnologias

Wendell Reis | 12/12/2011 13:10
Secretária de Produção confirmou a participação do governador e solicitou a presença do ministro da Agricultura(Foto: Wendell Reis)
Secretária de Produção confirmou a participação do governador e solicitou a presença do ministro da Agricultura(Foto: Wendell Reis)

O Showtec 2012 deve receber 15 mil visitantes em Maracaju nos dias 25, 26 e 27 de janeiro. A 16ª edição exibirá novas tecnologias aos produtores rurais do Estado e região em uma área de 150 m², divididos entre 115 empresas, que apresentarão 500 tecnologias agropecuárias aos participantes.

Nesta edição a feira terá como tema a “Produção de Alimentos com Consciência Ambiental”. As 13 instituições envolvidas devem apoiar a apresentação de 70 cultivares de soja e 100 híbridos de milho, com 20 lançamentos. Nos três dias de evento serão ministradas 20 palestras, dividas em 10 horas por dia.

Entre os palestrantes estão representantes da Bolsa de Valores de São Paulo, Embrapa, Secretaria de Produção e Turismo do Estado e o pesquisador da USP, engenheiro agrônomo Marcos Fava Neves. Os participantes ainda poderão conhecer serviços voltados à agricultura de precisão, agroenergia, agricultura familiar, bem como se atualizar quanto às máquinas e implementos agrícolas, cultura de soja e milho, e possíveis consórcios. A entrada no evento é gratuita.

O senador Waldemir Moka (PMDB) aproveitou o lançamento na manhã desta segunda-feira (12) para criticar os brasileiros que saem do País para falar mal das praticas adotadas aqui com relação a preservação ambiental.

Moka afirmou que a Europa não tem nem 0,5% das matas preservadas, enquanto o Brasil tem 61% e as pessoas ainda insistem em criticar. “Eles não têm absolutamente nada para nos ensinar em termos de preservação. O Estado do Amazonas tem 95% da área preservada. Nem 5% do Estado foi aberto para lavoura e ficam fazendo terrorismo, dizendo que vai acabar”, questionou. O senador também revelou que pretende convidar o ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro para o evento.

A secretária de Produção e Turismo, Tereza Cristina Corrêa da Costa, confirmou a presença do governador na abertura do evento e pediu ao senador Waldemir Moka (PMDB) que traga o ministro da Agricultura no lançamento, para que o Estado possa lançar o ABC do MS, criado para recuperar os oito milhões de pastos degradados no Estado.

Tereza Cristina também aproveitou a fala para dizer que o Estado deve apresentar na “Conferência Rio+20” um projeto de sustentabilidade, adiantando que o balanço mostrou que a emissão de gás em Mato Grosso do Sul tem índices altamente positivos, o que possibilitará ao Estado mostrar que produz de maneira correta e eficiente quanto a preservação do meio ambiente.

O presidente da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda, lembra que o tema é de vital importância, pois é preciso produzir com consciência ambiental. Ele ressalta que o evento é importante para reciclar a cadeia produtiva e interagir com o setor de forma geral.

O presidente da Fundação MS, Luis Alberto Moraes Novaes, explica que o evento também comemora 20 anos da entidade, que tem como objetivo desenvolver, validar e transferir as tecnologias ao produtor. Novaes lembra que o tema é importante para mostrar a sociedade que é possível produzir e ao mesmo tempo contribuir com a preservação ambiental.

Nos siga no Google Notícias