ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Economia

Sindicalistas promovem atos em defesa da Caixa Econômica 100% pública

Liana Feitosa | 27/02/2015 08:28

Entidades sindicais e empregados da Caixa Econômica Federal realizarão, nesta sexta-feira (27), manifestações em todo o Brasil pelo Dia Nacional de Luta em defesa da Caixa Econômica Federal 100% pública.

O Dia Nacional de Luta faz parte de uma série de ações que o movimento sindical e associativo tem realizado em todo o país para mobilizar os empregados e a sociedade contra qualquer tentativa de abertura de capital do banco. O objetivo é fortalecer a defesa da instituição, segundo o presidente da Contraf-CUT, Carlos Cordeiro.

As mobilizações são promovidas pela Contraf-CUT (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) e Fenae (Federação Nacional das Associações do Pessoal da Caixa Econômica Federal).

Motivos - "Se houver a abertura de capital, quem vai mandar na empresa serão os acionistas. A Caixa não pertence ao mercado, mas ao povo brasileiro", afirma. Entre as ações previstas estão manifestações públicas e até atraso na abertura de unidades com o objetivo de ganhar o apoio da sociedade brasileira e barrar qualquer tentativa de abertura de capital do banco.

Na cidade de Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande, o Sindicato dos Bancários realiza a manifestação com ato público a partir das 9h em frente à agência Centro da instituição.

Segundo a organização das ações, os funcionários vão fazer protestos nas agências e farão postagem de fotos nas redes sociais segurando o cartaz com a frase "Eu defendo a Caixa 100% pública".

O Campo Grande News tentou contato com a superintendência Caixa Econômica em Mato Grosso do Sul para saber quantas agências aderiram às mobilizações, mas as ligações não foram atendidas.

De acordo com Iaci Azamor Torres, do Sindicato dos Bancários de Campo Grande, somente na Capital cerca de 500 funcionários da Caixa vão aderir às ações. "Durante todo o dia, cada sindicato vai fazer o seu protesto, seu ato e fornecer esclarecimentos à população sobre a abertura de capital", explica.

Todas as agências da Capital irão aderir aos atos devido à data, no entanto, não há previsão de paralisação das atividades nas agências. Segundo a representante, nenhum serviço sofrerá interferência. 

 

Nos siga no Google Notícias