ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Economia

Sindicato percorre lojas para evitar que funcionários trabalhem após expediente

Caroline Maldonado | 03/12/2015 19:43
Sindicalistas percorrem lojas para coibir irregularidades trabalhistas (Foto: Divulgação/SECCG)
Sindicalistas percorrem lojas para coibir irregularidades trabalhistas (Foto: Divulgação/SECCG)

Membros do SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande) estão visitando lojas do Centro e dos shoppings da Capital para impedir que empresas segurem funcionários no atendimento aos cliente depois do fechamento dos estabelecimentos.

O sindicato pede que os comerciários denunciem casos desse tipo. “Quem não suspender imediatamente essa exploração extra de jornada será notificado ao Ministério Público do Trabalho e ao Ministério do Trabalho e Emprego em Mato Grosso do Sul”, comentou o presidente do SECCG e da Força Sindical Regional Mato Grosso do Sul, Idelmar da Mota Lima.

O fator econômico preocupa a entidade, porque nem sempre os minutos e horas trabalhados a mais, são computados como hora extra. Além disso, fica em risco a segurança dos empregados que saem a noite para o retorno às suas casas, pois o comércio está funcionando em horário especial em dezembro. O sindicato pede que denúncias sejam feitas pelo número (67) 3348-3232.

“Esperamos que os empresários cumpram com os acordos pré-estabelecidos e que respeitem os direitos dos trabalhadores, para que não sejamos obrigados a recorrer aos órgãos de fiscalização e autuação”, disse o diretor do SECCG, Nelson Benitez, lembrando que é essencial a contratação de temporários para que os colaboradores não fiquem sobrecarregados e os revezamentos para o descanso dos empregados.

Horário – O acordo com a classe patronal definiu que até sábado (5), o comércio central vai até às 19h. De segunda-feira (7) até o dia 12, as lojas do Centro ficarão abertas até às 20h. De 14 a 19 de dezembro, o fechamento é às 22h.

De 21 a 23, o expediente vai até às 22h e nos domingos dias 6, 13, 20 e 27, até às 18h, exceto os shoppings e lojas localizadas em centros comerciais. De 17 a 23 de dezembro, o comércio, nos shoppings e centros comerciais funcionarão até às 23h.

Nos siga no Google Notícias