ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  16    CAMPO GRANDE 23º

Economia

Sindicato vai à Assembleia e pede audiência pública sobre ferrovias

Mariana Rodrigues e Leonardo Rocha | 21/05/2015 15:38
Já houve mais de 100 demissões até o momento. (Foto: Perfil News)
Já houve mais de 100 demissões até o momento. (Foto: Perfil News)

Representantes do Sindicato dos Ferroviários de Mato Grosso do Sul, foram até a Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (21), e usaram a tribuna para falar da importância de se realizar audiência pública com o intuito de cobrar providências do Governo Federal e da Rumo ALL em relação as demissões de funcionários e  possível fechamento da ferrovia.

Ivanildo da Silva, presidente do Sindicato, citou o abandono das ferrovias do estado e cobrou uma posição do Governo Federal. "As ferrovias são patrimônios que se forem abandonados ficarão para trás. O Governo Federal precisa responder à sociedade".

Na ocasião, o presidente do sindicato ressaltou que já houve mais de 100 funcionários demitidos após a fusão da Rumo ALL e o desmonte do sistema ferroviário que conecta Corumbá a Três Lagoas (que pertence ao trecho Corumbá a Bauru), pode resultar em mais demissões. "A sociedade precisa conhecer essa situação", disse Ivanildo.

Ele ainda lembrou que através das ferrovias existe um traçado até a Bolívia pela Rota bioceânica, e que uma reunião realizada em São Paulo falava em investimentos até 2020, mas que o trecho de MS seria economicamente inviável.

Ivanildo pediu ajuda do governo Estadual e da bancada federal para que a União possa se manifestar, já que é uma concessão pública. Os deputados propõe a abertura de uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito)ou uma audiência pública para discutir o tema.

O deputado Marquinhos Trad (PMDB), se mostrou favorável a realização de uma audiência pública para que o tem seja discutido na Assembleia Legislativa. Já o deputado Eduardo Rocha (PMDB), cogitou a possibilidade da abertura de uma CPI, ele irá propor essa ideia na próxima semana.

A ANTT informou em nota, que notificou a Rumo ALL para esclarecer a informação de que o tráfego de trens em Mato Grosso do Sul pode ser suspenso. A Agência afirma que determinou que a empresa apresente os esclarecimentos sobre a eventual suspensão do tráfego no prazo de dez dias.

Nos siga no Google Notícias