A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 30 de Setembro de 2016

29/07/2014 08:45

Sondagem da Fiems mostra clima pessimista no setor em MS

Marta Ferreira
Perspectivas do setor estão mais negativas, aponta Radar Industrial. (Foto: Divulgação/Fiems)Perspectivas do setor estão mais negativas, aponta Radar Industrial. (Foto: Divulgação/Fiems)

A Sondagem Industrial, realizada em junho deste ano pelo Radar Industrial da Fiems junto às empresas sul-mato-grossenses, destaca que

Veja Mais
Em 15 anos, indústria investiu 2 bilhões e criou 28 mil empregos na Capital
Indústria criou 4,6 mil vagas de janeiro a junho, mas eliminou outras 4,1 mil

Os empresários da indústria em Mato Grosso do Sul estão menos otimistas em relação ao desempenho de seus negócios nos próximos meses, aponta a Sondagem Industrial de junho. O setor também está desconfiado do desempenho geral da economia.

As previsões para demanda por produtos, quantidade exportada e aquisições de matérias-primas, apesar de positivas, apresentaram queda na comparação com o mês de maio. A capacidade das empresas em utilização também está mais baixa.

O indicator relativo às contratações segue estável, ainda como a variável de pior avaliação entre os industriais sul-mato-grossenses. A consulta faz parte do projeto Radar Industrial, da Fiems (Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul), divulgado hoje.

Baseado em índices, o Radar aponta que as exportações de produtos industrializados obtiveram 54,6 pontos dos industriários, as demandas por seus produtos alcançaram 54,3 pontos, as aquisições de matérias-primas apresentaram indicador de 51,6 pontos, enquanto as contratações de empregados permaneceram em 50,2 pontos. De acordo com a Fiems, os resultados a partir dos 50 pontos indicam a ocorrência de expectativas positivas para os próximos seis meses.

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, afirma que em junho, no comparativo com o mês imediatamente anterior, a produção industrial sul-mato-grossense apresentou queda, com o indicador exibindo redução de 11,9 pontos.

“A queda no nível de atividade se refletiu sobre a utilização da capacidade instalada em Mato Grosso do Sul. O índice marcou 42 pontos em junho, queda de 2,5 pontos em relação a maio. O resultado permanece abaixo dos 50 pontos, patamar a partir do qual há o indicativo de utilização acima do usual para o período”, explica.

Segundo ele, a utilização média da capacidade instalada nas indústrias pesquisadas foi de 72%, contra 76% verificado no mês imediatamente anterior”, analisou Ezequiel Resende.

Pessimismo – O Radar traz, ainda, o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial em Mato Grosso do Sul, que marcou 50,4 pontos em julho, queda de 3 pontos em relação ao mês anterior. “O resultado só não foi pior que dos meses de abril e maio, quando o índice marcou 50,1 pontos”, diz Ezequiel. De acordo com a análise do economista, o resultado foi influenciado, principalmente, pelo pessimismo apresentado pelos industriais sul-mato-grossenses quanto às atuais condições da própria empresa que, na mesma comparação, apresentou queda de 5 pontos”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

A avaliação das atuais condições da economia brasileira, conforme divulgado pela Fiems, foi a variável de pior desempenho no mês, marcando somente 38,3 pontos, ou seja, permanecendo bem abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Para Ezequiel, essa desconfiança já se reflete nas condições financeiras das empresas. “De um modo geral, os empresários industriais mostraram-se insatisfeitos com a margem de lucro operacional de suas empresas no segundo trimestre do ano, com o indicador alcançando 43,8 pontos”, analisou.

Comportamento semelhante foi verificado em relação às condições de acesso ao crédito e situação financeira geral da empresa, os indicadores alcançaram os 40,6 e 46,4 pontos, respectivamente. “Por fim, vale ressaltar que valores abaixo de 50 pontos indicam insatisfação dos empresários em relação aos itens pesquisados”, destacou.




imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions